quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Agenda de inovação e desenvolvimento é firmada em favor do Maranhão



O secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Governo do Estado José Reinaldo Tavares e equipe técnica receberam, esta semana, na sede da SEDEPE, os professores e pesquisadores da Marandu, Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Criada em 2019, a agência tem objetivo de oferecer à sociedade a possibilidade de aplicação em projetos e políticas públicas do conhecimento científico produzido por alunos e professores da UEMA. A reunião foi conduzida pelo diretor-executivo da Marandu, Antônio Roberto Serra, que apresentou exemplos de estudos e pesquisas e experimentos realizados, projetos e outras iniciativas.


Serra, que é
mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-doutor pela Open University do Reino Unido, foi acompanhado dos professores Mauro Carozzo, João Augusto Silva, José Sampaio e da assessora especial da Reitoria Hermeneilce Wasti. 

 

 

O ex-governador José Reinaldo destacou a importância da futura parceria estratégica da Marandu com a SEDEPE para o desenvolvimento do estado e citou projetos elaborados pela pasta, tais como a Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE-MA) e as oportunidades extraordinárias de avanços em diversos setores com a inserção do estado em um cabo submarino de fibra ótica para transporte de informações digitais, pauta já discutida em audiência no Ministério das Comunicações. O presidente da ZPE-MA, Geraldo Carvalho Júnior, participou da reunião.

 

“Muito promissora essa reunião uma vez que nos dá a perspectiva de cooperação com vista a desenvolvimento do Estado a partir exatamente do desenvolvimento de soluções de base científica e tecnológica com as competências que estão representadas na universidade. Foi esse o propósito: apresentar esse horizonte de soluções que as universidades do estado do Maranhão podem oferecer em contributo ao desenvolvimento estadual”, explicou Antônio Roberto Serra, diretor-executivo da Marandu.

O assessor especial de Apoio Institucional, Fabrício Brito, destacou a convergência da agência de inovação comum entre a secretaria e a agência da UEMA.

“É uma agência de desenvolvimento dentro do modelo que a SEDEPE busca, que é trabalhar as pautas de desenvolvimento econômico dentro de uma visão de inovação porque só assim vamos conseguir vencer os desafios e, principalmente, consolidar os caminhos que já têm sido estabelecidos como a ZPE, por exemplo. A agência trouxe possibilidades de inovação para os negócios, para os modelos de negócios que vão ocorrer na ZPE. Então eu acredito que é um passo bastante importante para a consolidação dos projetos da SEDEPE”, avaliou Brito.

 

 


quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Roberto Costa, presidente da Famem

 

Roberto Costa foi aclamado presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), referente ao biênio 2025/2026.

Roberto Costa contou com o amplo apoio de prefeitos e prefeitas de várias regiões do estado, além do governador Carlos Brandão (PSB) e da presidente da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Iracema Vale (PSB).

A Famem, principal entidade de representação dos prefeitos no Maranhão, desempenha um papel crucial no fortalecimento do municipalismo e na articulação das demandas locais junto aos governos estadual e federal.

A chapa “Famem independente, unida e forte”, que obteve 176 votos dos 194 válidos, reúne nomes que refletem ampla representatividade municipal.

                                                         Confira a composição:





Presidente da Alema recebe empresário e arquitetos para discutirem projetos estruturais para região dos Lençóis Maranhenses

 

15-01-2025 Quarta-feira

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, recebeu em seu gabinete o empresário Alexandre Prado, junto com os arquitetos Márcio Vaz e o Gustavo Naufel, para a apresentação de projetos estruturais focados no desenvolvimento de Barreirinhas e Atins.

Os projetos apresentados promovem o desenvolvimento socioeconômico da região aliado a sustentabilidade e respeito à legislação ambiental.

Na ocasião, a presidente da Alema ressaltou: “Tive a honra de receber o empresário Alexandre Prado, junto com Márcio Vaz e o arquiteto Gustavo Naufel, para a apresentação de projetos estruturais focados no desenvolvimento de Barreirinhas e Atins. Estamos comprometidos com o avanço da região, sem abrir mão da preservação de sua beleza natural e buscando sempre soluções que tragam benefícios reais para a população local.”

Micro e pequenas empresas criaram 96% das vagas de emprego em novembro de 2024

 


15-01-2025 Quarta-feira

Pesquisa realizada pelo Sebrae, a partir de dados do Caged, mostra que de janeiro a novembro do ano passado os pequenos negócios criaram 1,4 milhão de empregos

Em novembro de 2024, as micro e pequenas empresas criaram 96% das vagas de emprego em todo o país. O resultado é superior ao que foi registrado em todo o ano passado. É o que aponta um levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Segundo o Sebrae, os pequenos negócios – micro e pequenas empresas (MPE) e os microempreendedores individuais (MEI) –  geraram 102,6 mil vagas de emprego, o que corresponde a 96% das 106,6 mil criadas no conjunto da economia nesse mês.

No acumulado dos 11 meses do ano passado (janeiro a novembro), o levantamento realizado mostra que as micro e pequenas empresas criaram 65% dos 2,2 milhões de postos de trabalho formais no Brasil, ou seja, cerca de 1,4 milhão de empregos.

Diante desse resultado relevante, Décio Lima, presidente do Sebrae, destaca mais uma vez que as micro e pequenas empresas são as grandes responsáveis pela geração de emprego e renda e mais uma vez deram provas da sua importância para a economia brasileira

“Durante todo o ano de 2024, os pequenos negócios foram os grandes campeões na geração de emprego e renda no país. Esses resultados foram alcançados devido às políticas econômicas do governo Lula que protegem a economia dos pequenos negócios. O país apresenta hoje uma taxa de desemprego na ordem de 6,1%, a menor dos últimos 12 anos”, afirma Décio.

“Economia é comportamento. E hoje o bom momento da economia estimula o consumo e quem ganha são os pequenos negócios”, enfatiza o presidente do Sebrae.

Com chapa única, Roberto Costa será aclamado hoje presidente da Famem consolidando sua liderança política

 

15-01-2025 Quarta-feira

A tão esperada eleição para a nova mesa diretora da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), referente ao biênio 2025/2026, ocorrerá nesta quarta-feira, 15, com chapa única. O processo, que teve início no último dia 10 com o prazo findado para registro de candidaturas, resultou na oficialização apenas da chapa liderada pelo prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB).

Até o encerramento do prazo, às 18h do mesmo dia, nenhum outro grupo apresentou candidatura. Contando com o apoio de prefeitos e prefeitas de várias regiões do estado, a chapa “Famem independente, unida e forte” reúne nomes que refletem ampla representatividade municipal.

O prefeito reeleito de Peritoró, Dr. Júnior (PP), que abriu mão de concorrer à presidência, ocupará a posição de 1º vice-presidente, reforçando a diversidade na composição da mesa diretora.

A ausência de concorrentes e o expressivo apoio político consolidam Roberto Costa como o futuro presidente da FAMEM, marcando mais uma etapa de transição na liderança da entidade que representa os municípios maranhenses.

A Famem, principal entidade de representação dos prefeitos no Maranhão, desempenha um papel crucial no fortalecimento do municipalismo e na articulação das demandas locais junto aos governos estadual e federal.

Brandão e equipe de governo vistoriam áreas afetadas por fortes chuvas na Grande Ilha de São Luís

 



15-01-2025 Quarta-feira

As fortes chuvas que atingiram a Grande Ilha de São Luís nas últimas horas geraram pontos críticos de alagamento em dois dos quatro municípios que integram a região metropolitana. Para conferir de perto a situação nas localidades mais afetadas, o governador Carlos Brandão vistoriou nessa terça-feira, 14, as áreas mais críticas.

Foram vistoriados pontos de alagamento que se formaram em Paço do Lumiar e São José de Ribamar. As regiões inspecionadas foram definidas pelo governador, durante reunião com o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Aparício Bandeira; o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Marco Aurélio Freitas, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto.

O governador Carlos Brandão lembrou que, entre a noite da segunda, 13, até o final da tarde desta terça-feira, 14, choveu mais que o esperado para todo o mês de janeiro na Grande Ilha, segundo os institutos de meteorologia.

O que choveu nesses dias era o esperado para chover no mês de janeiro inteiro. Por conta disso, tivemos vários pontos de alagamento. Nossa equipe está desde cedo acompanhando de perto todos esses pontos, inclusive fazendo a interdição de alguns deles, como é o caso da Ponte Saramanta, que liga a MA-201 a MA-202, em São José de Ribamar. Estamos acompanhando de perto. Esse é o nosso dever; prestar serviço à população, acompanhar e dar resposta. Fizemos limpeza em todos os córregos da Grande Ilha em 2023”, afirmou Carlos Brandão.

Monitoramento climático do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) aponta que, de 0h até 19h desta terça-feira, foi registrado 136 mm de chuva na Grande Ilha. Segundo o Nugeo, o número indica que em apenas nove horas choveu cerca de 25% do que era previsto para todo o mês de janeiro.

Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Governo Federal, revelou que em alguns bairros, como a Vila Janaína, em São Luís, foram aferidos 283 mm de chuva no mesmo período.

Nós recebemos aqui na Grande Ilha de São Luís um volume de chuva muito acima do esperado. Foram quase 300 mm em algumas regiões. Nós estamos tratando de um fenômeno natural, mas que é necessário uma intervenção do Governo do Estado para minorar os transtornos e o sofrimento das pessoas”, ressaltou o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.

Foto Reprodução

Pontos vistoriados

A equipe de governo iniciou a vistoria na entrada do bairro Maiobinha, na rodovia MA-201 – conhecida popularmente como Estrada de Ribamar, em São José de Ribamar. Parte da via foi afetada com o transbordamento do Rio Paciência.

Em seguida, o governador verificou a ponte da Avenida Saramanta, ainda no território de São José de Ribamar (que interliga a MA-201 a MA-202 a Estrada da Maioba). A estrutura precisou ser interditada por conta das chuvas.

Em Paço do Lumiar, o prefeito do município, Fred Campos, acompanhou o governador Carlos Brandão durante as vistorias. Na cidade, os gestores verificaram in loco a dimensão dos estragos causados pela água da chuva, em alguns pontos da rodovia MA-204, incluindo a região do Beira-Rio.

Esse é um trabalho que nós fazemos no Maranhão inteiro. Estamos dando assistência em vários pontos do estado e fazendo manutenção nas nossas rodovias, que também são atingidas pelas enchentes. Agora, após avaliação dos danos, vamos recuperar o que for preciso”, reiterou Brandão.

Monitoramento

Equipes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil intensificaram os trabalhos em outras áreas afetadas, em operações que incluem ações de monitoramento, vistorias e atendimento às emergências.

O titular da Sinfra, Aparício Bandeira, afirma que a secretaria está mobilizada para atuar na redução dos eventuais danos causados pela intensidade das chuvas. “Iremos adotar medidas emergenciais para que a população não fique prejudicada. Choveu acima da média, mas estamos aqui para tentar amenizar essa situação”, disse.

A previsão é de que as chuvas continuem nas próximas horas, ainda mais intensas, e exigindo máxima vigilância. O Corpo de Bombeiros segue monitorando a situação. Em caso de emergência, equipes de bombeiros militares podem ser acionados pelo 193.

Imperatriz – O governador Carlos Brandão também anunciou medidas na segunda maior cidade do Maranhão devido ocorrências de áreas afetadas pelas chuvas e pediu colaboração da população no que se refere ao descarte de lixo em lugares impróprios.

Imperatriz, os demais municípios e nossas rodovias estaduais também estão recebendo todo o suporte para minimizar os danos. Vamos recuperar tudo que for preciso. A situação poderia ser pior, mas desde 2023 temos feito a limpeza de córregos e riachos de forma preventiva. Por isso, reforçamos o apelo: não descarte lixo em locais inadequados. Isso ajuda a evitar entupimentos e alagamentos. Contamos com a colaboração de todos”, concluiu.


sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

 

Iracema Vale defende união Pefeituras de Barreirinhas, Belágua e Urbano Santos durante posse dos prefeitos pelo desenvolvimento da região

A presidente da Alema afirmou ser de fundamental importância o trabalho coletivo para promover o desenvolvimento e a justiça social nos municípios

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou a solenidade de posse dos prefeitos eleitos nos municípios de Barreirinhas, Vinícius Vale; de Belágua, Neném Pontes; e de Urbano Santos, Clemilton Barros, realizada na quarta-feira (01). Na ocasião, a parlamentar parabenizou os novos gestores e afirmou ser de fundamental importância o trabalho coletivo para promover o desenvolvimento, a inclusão e a justiça social nos municípios.

“Estarei sempre à disposição para apoiar as iniciativas que visem ao progresso das nossas cidades. Hoje celebramos não apenas a vitória de cada um, mas também a esperança e a renovação que eles representam para o povo”, disse Iracema Vale.

Nos atos de posse, a presidente da Alema, Iracema Vale, destacou a importância do trabalho conjunto em beneficio das populações dos municípios

Em seu discurso de posse, o novo prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale, se emocionou ao agradecer a Deus, à família e a toda população de Barreirinhas, que contribuíram com a sua eleição. “Hoje meu coração transborda de gratidão. Agradeço a cada um de vocês que depositou sua confiança em mim, que acreditou em nossas propostas de mudança e em um futuro melhor para nossa Barreirinhas”, declarou ele, ao lado do vice-prefeito Daniel Júnior.

Presidente da Alema, Iracema Vale, ao lado do novo prefeito de Belágua, Neném Pontes, durante solenidade de posse no município

Neném Pontes, empossado prefeito de Belágua, agradeceu a confiança de todos que fizeram dele o novo gestor do município. “Nosso compromisso será enfrentar os desafios com união e determinação em benefício de toda a população belaguense”, assinalou.

Iracema Vale comemora a posse do prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros, ao lado do novo prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale, e de outras autoridades

Compromisso

Em Urbano Santos, Clemilton Barros foi reconduzido ao cargo de prefeito, ao lado de Herlon Júnior como vice-prefeito. Durante a solenidade de posse, Barros reafirmou o compromisso de trabalhar incansavelmente para atender às necessidades de cada cidadão.

“Vamos continuar na luta pelo desenvolvimento da nossa cidade e garantir uma vida digna para os moradores de Urbano Santos.”, garantiu.

Também foram empossados os novos vereadores e secretários municipais. Estiveram presentes também à cerimônia os deputados estaduais Wellington do Curso, Ana do Gás, diversas lideranças políticas da região, entre outras autoridades.