A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (14), no plenário Nagib Haickel, sessão solene para a entrega da Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ a personalidades caxienses de destaque: o empresário Apolônio Alencar, o comerciante José Armando Oliveira e a enfermeira Maria Celeste Barbosa de Sousa. A cerimônia também prestou homenagens à Academia Caxiense de Letras e às tradicionais procissões do Fogaréu e do Mastro de São Sebastião, reconhecidas como patrimônio cultural e imaterial do Maranhão.
A iniciativa partiu do deputado Adelmo Soares (PSB), que integra a bancada da região de Caxias, na Alema. Prestigiaram também o evento a presidente da Assembleia, Iracema Vale (PSB), os deputados Arnaldo Melo (PP), Wellington do Curso (Novo) e Daniella (PSB).
A Medalha “Manuel Beckman” é a mais alta honraria concedida pelo Parlamento estadual, destinada a cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao Maranhão. O ato solene foi comandado inicialmente pela presidente da Casa, seguida dos deputados Adelmo Soares e Daniella.
Além da presidente da Alema, deputada Iracema Vale, compuseram a mesa de honra o deputado Adelmo Soares; o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Fábio Gentil; o senador Weverton Rocha (PDT); a deputada federal Amanda Gentil (PP); a ex-deputada estadual Cleide Coutinho e os homenageados.
A presidente da Assembleia abriu a cerimônia saudando as personalidades agraciadas com a comenda e passou o comando dos trabalhos ao deputado Adelmo Soares. “É uma honra participar da abertura desta sessão solene. A Casa se sente honrada em prestar essas homenagens. Sintam-se à vontade nesta Casa que é de vocês”, afirmou Iracema Vale.

Reconhecimento
Os deputados Adelmo Soares, Daniella, Wellington do Curso e Arnaldo Melo pronunciaram-se ressaltando a contribuição dos homenageados para o desenvolvimento do Maranhão e, ao mesmo tempo, enaltecendo o papel da Academia de Letras Caxiense e das tradicionais manifestações culturais do município, como as procissões do Fogaréu e do Mastro de São Sebastião, para o engrandecimento e valorização da cultura maranhense.
“Essa é uma justa homenagem. Nosso sentimento é de gratidão pela contribuição desses ilustres caxienses ao Maranhão. Caxias está feliz! Viva a cultura maranhense! Viva Caxias”, afirmou Soares.
Em suas falas, José Armando de Oliveira, Maria Celeste Barbosa de Sousa, Apolônio Alencar, o jornalista Raimundo Borges, representando a Academia Caxiense de Letras; e os representantes das manifestações culturais agradeceram, emocionados, o reconhecimento da Assembleia Legislativa.
“Cheguei a Caxias para constituir família e criar bens. Recebo essa homenagem em nome de toda a gente caxiense. Agradeço a Assembleia Legislativa pelo reconhecimento e, em particular, o meu amigo deputado Adelmo Soares”, disse Apolònio Alencar.

Homenageados
José Armando Oliveira, nascido em 22 de março de 1945, em Caxias, é conhecido como “Zé Dois Irmãos” – apelido que lhe foi atribuído devido ao nome do seu comércio, que se tornou referência na cidade. Filho de Júlia Alves de Oliveira, operária da tecelagem, construiu uma trajetória de sucesso no comércio local, marcado por espírito empreendedor e forte compromisso comunitário. Casado com Dona Conceição, tem sete filhos, 17 netos e dois bisnetos.
Maria Celeste Barbosa de Sousa, natural de São Luís e criada em Codó, formou-se em Enfermagem pela Fundação Universidade do Maranhão em 1971. Foi a primeira enfermeira formada a trabalhar em Caxias, onde iniciou a gestão do Hospital Miron Pedreira. Ao longo de 52 anos de carreira, atuou em diversas unidades de saúde, como o Hospital Presidente Dutra, Maternidade Marly Sarney e Hospital Infantil Dr. João Viana, sendo referência profissional e humana na área da saúde.
Já o empresário Apolônio Alencar, natural de Pio IX (PI) e radicado em Caxias desde os anos 1970, construiu uma sólida carreira nos ramos industrial e agropecuário. Começou sua trajetória vendendo redes de porta em porta até criar um dos maiores crediários do leste maranhense. Recebeu, ainda na década de 1980, o título de Cidadão Caxiense.

Patrimônio cultural e imaterial
A solenidade foi marcada pela entrega de placas aos homenageados e o reconhecimento oficial da Academia Caxiense de Letras, da Procissão do Fogaréu e da Procissão do Mastro de São Sebastião como patrimônio cultural e imaterial do Maranhão.
As homenagens ressaltaram a importância de preservar tradições, memórias e expressões culturais que fortalecem a identidade do povo maranhense.
O evento foi prestigiado por autoridades, familiares, amigos e representantes da cultura e da sociedade civil, reafirmando o compromisso da Assembleia Legislativa com o reconhecimento de trajetórias de vida inspiradoras e da riqueza cultural do Estado.