quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Sistema penitenciário do Maranhão é referência nacional e se destaca pela boa gestão e inclusão social

 


O Maranhão é referência nacional na gestão do sistema penitenciário e uma das ferramentas para alcançar esse patamar é o Prêmio de Gestão Penitenciária (Gespen), que completou dez anos de existência em 2025. Para celebrar as conquistas ao longo do período, uma edição especial do Gespen foi realizada na noite de quinta-feira (30), no Hotel Blue Tree, em São Luís, com a presença de diretores dos estabelecimentos penais, gestores públicos, entre outras autoridades.

Presente na solenidade, o governador Carlos Brandão destacou os investimentos no sistema penitenciário maranhense que, associados à gestão desenvolvida pelos servidores públicos, têm obtido cada vez mais avanços para o sistema prisional. Entre as inúmeras conquistas alcançadas está a presença de 70% dos internos em oficinas de trabalho, alfabetização dos internos (índice zero de analfabetismo), 500 internos cursando o ensino superior, entre outros marcos.

“O sistema de administração penitenciária maranhense é o melhor do Brasil. Quem diz isso é o Ministério da Justiça, que todos os anos faz uma premiação e quem está no topo da lista é sempre o Maranhão, algumas vezes no primeiro, e outras no segundo lugar. Então, estamos sendo analisados pelos órgãos de controle do Governo Federal e fazemos a nossa avaliação com o Gespen, para motivar e valorizar os servidores”, frisou o governador Carlos Brandão.


O Gespen acompanha os avanços na gestão de cada um dos estabelecimentos penais do estado, reconhece as experiências positivas e incentiva novos avanços. Com tudo isso, o prêmio, ao mesmo tempo que estimula a gestão pública, fornece dados importantes para o planejamento de ações nas unidades prisionais.

Segundo o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade de Oliveira, o Maranhão dispõe de uma grande estrutura para promover oficinas de trabalho, garantir a segurança e a ordem nos presídios, contribuindo para a ressocialização dos presos. Para que tudo isso ocorra, é fundamental uma boa gestão.

“Esse é o dia que premiamos as melhores unidades prisionais dentro da sua categoria. É importante essa disputa sadia para melhorar o sistema prisional a cada dia. Com base nesse trabalho de gestão para resultados, nós conseguimos alcançar números diferenciados de todo o Brasil e somos considerados referência tanto no contexto geral da gestão prisional quanto específico em áreas como educação e trabalho”, pontuou.

Entre os destaques na gestão do sistema penitenciário deste ano está a Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 6 (UPSL6). Com avaliação de eixos como humanização, segurança, administração e modernização, além de mais de 40 indicadores, a unidade ficou em primeiro lugar na categoria alta complexidade.

O diretor-geral da UPSL6, Michael Daylon, lembrou que os avanços não seriam possíveis sem a grande mudança estrutural promovida nos últimos dez anos. Ele explicou que hoje é motivo de orgulho trabalhar no sistema penitenciário maranhense. “Viemos de um sistema precário, como um dos piores sistemas penitenciários do Brasil, e hoje, após 10 anos, com o apoio do governo, foram muitas transformações e mudanças. Hoje, em nível de Brasil, somos reconhecidos como o melhor sistema penitenciário. E quero parabenizar a todos pela oportunidade de estar representando aqui a nossa categoria”, agradeceu.

Durante o evento, também foi entregue o “Relatório de Gestão: 10 anos”, que traz um grande raio-x sobre o sistema penitenciário maranhense e sua evolução ao longo dos últimos anos. “É uma grande emoção celebrar esses 10 anos de gestão do sistema penitenciário. Um sistema que se transformou ao longo desse tempo e chegamos até aqui devido ao compromisso do Governo do Estado, que sempre nos apoiou, e isso é muito importante para que os servidores se sintam reconhecidos”, explicou a secretária adjunta de Atendimento e Humanização da Seap, Kelly Carvalho.

A solenidade contou, ainda, com homenagens a órgãos e personalidades que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento do sistema prisional maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiserem deixar comentários, adorarei!
Sou democrática e estou preparada para receber críticas considerações e sugestões.