Segundo a sigla, a regra correta seria a mesma adotada pela Câmara dos Deputados. “Eleição do candidato mais idoso, dentre os de maior número de legislaturas, em caso de empate”, diz o Artigo 7º, IV, do Regimento Interno da Casa Federal.
Ocorre que nem mesmo o Regimento Interno do Senado guarda essa simetria. Por lá, o critério de desempate é igual ao da Alema, no caso da escolha das presidências das comissões – não há especificação sobre o assunto no caso da Mesa.
O parágrafo 2º do artigo 88 do Regimento da Câmara alta brasileira diz o seguinte:
“Art. 88. No início da primeira e da terceira sessões legislativas ordinárias de cada legislatura, nos cinco dias úteis que se seguirem à designação de seus membros, cada comissão reunir-se-á para instalar seus trabalhos e eleger, em escrutínio secreto, seu Presidente e Vice-Presidente.
[…]
“§ 2º Ocorrendo empate, a eleição será repetida no dia seguinte; verificandose novo empate, será considerado eleito o mais idoso.”
Afora isso, outras 16 Assembleias, além da maranhense, adotam o critério de idade para desempate neses casos.
Ou seja: se o julgamento do STF for técnico, não há chance de a ação do Solidariedade prosperar…
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta segunda-feira (25), na sede do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA), em São Luís, de ato comemorativo ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.
Na oportunidade, o governador Carlos Brandão anunciou uma série de ações voltadas para o povo negro do estado.
Entre as iniciativas, a assinatura de Ordem de Serviço para o início das obras de reforma do CCN, a assinatura dos decretos que instituem o Centro de Referência Quilombola e o Comitê Estadual de Afroturismo, a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica para implantação de trilhas educativas de combate ao racismo institucional e, ainda, a entrega de títulos de domínio quilombola.
“Este é um trabalho que o governador Carlos Brandão vem fazendo, prestigiando as comunidades quilombolas, ressaltando a luta desse povo que contribuiu e continua contribuindo com o nosso estado e com o país. Hoje, o governador dá prosseguimento a uma série de ações, como a titularização de terra que, ao lado do Tribunal de Justiça, já foi feita em Alcântara e, agora, chega à nossa capital. É um momento, principalmente, de reconhecimento da importância que é a comunidade negra para o Maranhão”, destacou Iracema Vale, que estava acompanhada pelo deputado Roberto Costa (MDB).
O evento contou com uma vasta programação cultural com roda de capoeira, exposição fotográfica, música, lançamento de livro, além das presenças de representantes de religiões de matriz africana e da comunidade negra do Maranhão.
Carlos Brandão ressaltou o compromisso do seu governo com a população negra. “Comprovamos isso por meio de ações que vão desde a regularização dos quilombos, entrega de títulos de terra, ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, bem como o resgate da cultura, sempre prestigiando essa população com políticas públicas importantes. Estou muito feliz por sermos um governo que apoiamos a luta contra o racismo e defendemos os direitos do povo negro. E essa luta deve ser de toda sociedade”, disse o governador.
MARCO HISTÓRICO
Para o coordenador geral do CCN, Airton Ferreira, a solenidade é um marco histórico para o Centro de Cultura Negra do Maranhão.
“Esta é a primeira vez que temos a presença de uma autoridade de Estado nas nossas dependências físicas. O CCN nasceu em 1979 e de lá para cá tem desenvolvido um trabalho político, social e cultural no Estado Maranhão. Há muito tempo a gente já vinha se movimentando na defesa da reforma do prédio, que foi anunciada no mês que, para nós, é considerado de extrema importância, que é o Mês da Consciência Negra”, observou Ferreira.
O coordenador reforçou que o CCN tem uma função social na comunidade, desenvolvendo ações com crianças, adolescentes e jovens.
Entre os projetos da instituição está o ‘Vida de Negro’, que atua diretamente em 23 comunidades quilombolas.
Além disso, desenvolve iniciativas voltadas para o meio ambiente e saúde, entre outras.
O prédio que será reformado foi construído no século XIX, e entre seus usos funcionou como mercado de pessoas escravizadas.
O ex-governador e titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), José Reinaldo Tavares, recebeu técnicos da NexSolar, empresa que atua no setor de energia solar, oferecendo soluções completas para residências, comércios e indústrias.
Durante o encontro, foi apresentada uma proposta de parceria da NexSolar com o governo do Maranhão, visando reduzir custos de eletricidade e oferecer autonomia energética para a ZPE/MA (Zona de Processamento de Exportação).
Com experiência no mercado, a NexSolar trabalha com equipamentos de alta qualidade e tecnologia avançada, incluindo inversores híbridos e baterias de alta capacidade, fornecendo energia limpa e sustentável para ajudar na redução do impacto ambiental e garantir economia a longo prazo.
“Foi uma conversa bastante proveitosa, temos todas as condições para atrair e acolher investimentos desse potencial. Com o aval do secretário, ainda este mês, iremos alinhar os próximos passos desse projeto”, disse Fabrício Brito Silva, assessor especial de apoio institucional da SEDEPE.
“Estamos bastante empolgados com a possibilidade de firmarmos uma parceria com o estado e lisonjeados em contar com a rica experiência gerencial e ambiental do secretário José Reinaldo” declarou Felipe de Oliveira Araújo, diretor presidente da NexSolar.
A proposta foi bastante apreciada pelo secretário José Reinaldo Tavares, que declarou apoio aos visitantes: “nós abraçamos todos os projetos que trazem uma contrapartida de geração de empregos diretos e indiretos e que oferecem economia e sustentabilidade, garantindo o desenvolvimento do nosso estado”, disse Tavares .
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta segunda-feira (11), no auditório Fernando Falcão, da abertura do IV Encontro para os Novos Gestores Municipais, realizado pela Federação dos Municípios do Maranhão (Famem). O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores de dezenas de municípios de todas as regiões do Maranhão.
Iracema vale parabenizou a Famem pela iniciativa e disse que a Assembleia Legislativa está de portas abertas para receber e apoiar os gestores municipais na missão desafiadora de governar.
“Ser prefeito e prefeita é uma missão desafiadora. Tentar resolver o maior número possível de problemas de nossos municípios e atender as expectativas da população, que não são poucas, é realmente muito desafiador. Mas, é muito bom quando a gente assume a responsabilidade de caminhar junto com a população e em parceria com todos que podem ajudar no desenvolvimento de nossos municípios. Podem contar com a Famem, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa para ajudá-los. Carlos Brandão é um governador municipalista que gosta de ajudar os municípios”, frisou a chefe do Parlamento Estadual.
Também prestigiaram o evento os deputados Roberto Costa (MDB), Arnaldo Melo (PP), Ariston (PSB) e Fabiana Vilar (PL).
Fortalecer o municipalismo
O presidente da Famem ressaltou o objetivo do encontro, de oferecer uma plataforma de troca de conhecimentos e experiências, visando aprimorar a administração pública e fortalecer as gestões municipais em todo o Maranhão.
“Este é um momento muito importante para a troca de conhecimentos e experiências e, sobretudo, de participação no processo de desenvolvimento das boas políticas públicas e principalmente do fortalecimento do municipalismo”, ressaltou.
Agradecimento
O prefeito eleito de Colinas, Renato Santos (MDB), agradeceu à Famem pela oportunidade de troca de experiências e de conhecimentos. “Um momento muito importante e produtivo. Os novos gestores, realmente, necessitam ser orientados sobre como governar de acordo com os ditames legais e com o planejamento de suas ações”, salientou.
Simplesmente Maria, prefeita eleita de Arari (MDB), também elogiou a realização do encontro. “É uma iniciativa de suma importância para nos alertarmos e termos um direcionamento de nossas ações. Temos noções, mas a gestão exige um conhecimento muito mais amplo, que é o que estamos recebendo aqui nesse evento”, acentuou.
Durante o evento, por meio de exposições e painéis de debate, foram abordados temas como “Pilares para uma Gestão de Sucesso”, “Prefeitura da Porta para Fora e da Porta para Dentro”, “Os Governos Estadual e Federal como Suportes aos Anseios dos Municípios” e o “Poder Legislativo Estadual e Federal como Suportes ao Desenvolvimento dos Municípios”.
Entre outras autoridades, o evento contou com a presença do presidente da Famem, prefeito Bigu Oliveira, de Santo Antônio dos Lopes; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador José Gonçalo Filho; e do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), Marcelo Tavares; e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão (CDE-MA), Celso Gonçalo de Souza.
A noite de quinta-feira (07), foi marcada por grande emoção: a escritora Maura Luza Frazão, mais uma vez encantou o público com sua mais nova obra.
Fazendo parte da programação da 17ª FELIS - Feira do Livro de São Luís, o lançamento do livro infantil titulado " Era uma vez...uma mamãe rolinha", de autoria de Maura, atraiu vários escritores, professores, psicólogos, jornalistas e crianças, que ficaram encantados com a forma lúdica e educativa retratada na obra. Além disso, ao longo da narrativa, o livro traz uma ilustração mágica, repleta de cores e personagens cativantes aos pequenos leitores.
O livro " Era uma vez...uma mamãe rolinha", é indicado para crianças da educação infantil ao 5º ano, sendo uma excelente opção para leitura em família e , também, para o público escolar.
Durante o evento houve um Painel de Perguntas e Respostas, permitindo comque o público questionasse à autora sobre a inspiração, processo de escrita e vida de escritora. Foi um momento muito interessante, envolvente e participativo.
O pequeno leitor, Vicente Lima, recebendo o autógrafo da autora
"Livro maravilhoso!
Super recomendo, a viagem fica emocionante a cada página. O encanto envolve as crianças e nós pais, ao mesmo tempo! É uma história bastante alegre e divertida." disse, a psicóloga Sinara Lima, mãe de Vicente Lima, que parabenizou a autora.
Sobre a Autora
Maura Luza Frazão, é de Monção- MA, atualmente reside em São Luís - MA. É
mestranda em Educação/UFMA. Pedagoga/Psicopedagoga. Casada, dois filhos.
Professora, escritora, poeta e Ativista cultural. Membro Efetiva e Perpétua da
AMCLAM – Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares.
Membro colaboradora da AMC – Academia Maranhense de Ciências. Membro
Correspondente da AZL; ACLAJOL; Membro Internacional FEBACLA; ALPAS
21; AILAP; AISLA; AILAB e FOCUS Brasil New York. Membro efetivo da
SCLMA; AMEI; ABPS; CEM. Livros solos: Nuances de Uma Essência/2021;
Revisitando Memórias/2022, Poeticidade Latente/2023 e do Livro Infantil Era
uma vez... Uma mamãe rolinha/2024. Diversos Prêmios e Comendas Literárias
nacionais e internacionais e Coautora em mais de 200 Antologias nacionais e
internacionais.
Da Distribuição:
Livraria AMEI - São Luís Shopping
Mais informações no Instagram da autora: @mauraluzafrazaooficial ou pelo telefone (98)98804-6228
O
secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Governo do
Estado, José Reinaldo Tavares, acompanhado do assessor de Projetos e Relações
Internacionais, Antonio Nunes, cumpriu ontem (6) agenda em Brasília para tratar
de diversos projetos de desenvolvimento para o Maranhão.
Tavares,
que descreveu as audiências como “um dia venturoso, de muito trabalho”, esteve
em dois ministérios (das Comunicações e Desenvolvimento Agrário), na sede da
Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e no escritório do
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com o presidente da ABDI, Ricardo
Capelli, e com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, apresentou o
projeto da ZPE Digital.
“Foi
bastante positiva a visita do secretário José Reinaldo ao presidente da ABDI,
Ricardo Capelli, quando apresentamos o projeto da ZPE Digital, utilizando todos
os potenciais e facilidades do Maranhão, agora com uma Zona de Exportação,
buscando, acima de tudo, não só a inclusão digital do estado, mas a geração de
emprego e renda, já que a instalação de um banco de dados, com toda estrutura,
será decisiva para o incremento tecnológico e para a educação maranhense”,
avaliou o assessor Antonio Nunes.
No
Ministério das Comunicações e na ABDI, foi discutida a possibilidade de inserir
o Maranhão na ligação que está sendo feita, via cabo submarino de
internet, construído para conectar Fortaleza (CE) à Guiana Francesa, permitindo
conexões diretas entre os dois locais. O cabo submarino de fibra óptica,
que conecta a Europa à América Latina, já liga Fortaleza a Lisboa, Rio de
Janeiro e São Paulo. O ramal com a Guiana Francesa está sendo pleiteado
pelo Piauí e pelo Pará com objetivo de potencializar oportunidades no norte do
Brasil.
“Este
projeto é tão importante para o Maranhão que, se não aproveitarmos, ficaremos
totalmente fora do desenvolvimento, ficaremos para trás. Isso nos relegaria a
um futuro sem previsão de progresso. As questões digitais, de transportes de
dados vão construir o futuro”, comentou o secretário.
Ao
ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, foi
apresentado o projeto Raízes Solares, desenvolvido pela SEDEPE, de
comercialização da energia solar por meio de aquisições e construções de usinas
fotovoltaicas para geração de energias limpas e geração de renda às comunidades
quilombolas maranhenses. A audiência contou com a presença de Walter dos
Santos, líder da comunidade quilombola onde será executado o projeto piloto, Piqui
da Rampa, município de Vargem Grande. O ministro Paulo Teixeira não apenas
aprovou o projeto, como discutiu a possibilidade de criação de uma Universidade
Quilombola, acenando para eventuais recursos do Banco do Brasil e do Banco do
Nordeste.
A
melhor notícia foi obtida no escritório do Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID). Outro projeto concebido pela SEDEPE, o Casa de
Esperanças, para assistência integral à primeira infância de crianças de baixa
renda, foi aprovado pela instituição financeira, em Brasília. O documento já
foi encaminhado a Washin gton (EUA) para ser avaliado e, posteriormente, poder
ser viabilizado por cooperação técnica, com recursos a fundo perdido. O BID também
acenou com a possibilidade de financiamento em relação à operação do cabo de
internet.
A Secretaria de Estado de Representação Institucional do Maranhão no Distrito Federal (SERIDF) passa a contar com instalações mais modernas que propiciarão melhores condições de trabalho, impactando diretamente na eficiência e qualidade dos serviços prestados. O novo espaço foi entregue aos servidores nesta terça-feira (5) pelo governador Carlos Brandão e pelo titular da SERIDF, Washington Oliveira.
O governador ressaltou que o espaço representa uma aproximação estratégica entre o governo estadual e o governo federal para fortalecer as relações institucionais e aprimorar a cooperação entre as esferas de poder.
“Precisávamos aparelhar e dar boas condições ao ambiente de trabalho para que toda a equipe montada pelo secretário Washington possa desenvolver um bom trabalho e, também, para receber bem os gestores públicos e lideranças políticas do estado e dos municípios. Com a parceria que temos com o presidente Lula e a equipe que o secretário montou teremos acesso a muitos recursos para desenvolvimento do estado”, afirmou o governador Carlos Brandão.
A nova sede foi projetada para oferecer um ambiente de trabalho moderno e bem estruturado, requisito essencial para a execução eficiente das atividades da pasta. Para o secretário Washington Oliveira, este é um momento histórico e representa um avanço significativo na capacidade do governo estadual de articular e mobilizar demandas oriundas do poder municipal junto ao governo federal.
“Essa secretaria tem esse papel de aprofundar as relações com o governo federal e, também, com os municípios. O governo Brandão é um governo municipalista e temos a orientação para tratar com prioridade as demandas trazidas pelas prefeituras. É uma secretaria que tem uma importância muito grande pois busca articular os interesses do Estado e dos municípios junto ao governo federal”, declarou Washington Oliveira.
O vice-governador Felipe Camarão lembrou que desde 2005, quando foi dirigente do Procon e o governador Carlos Brandão era secretário-chefe da Casa Civil, frequentava a Representação Institucional em Brasília na busca de apoio e recursos para a execução de políticas públicas no Maranhão.
“Nós permanecemos no antigo prédio por mais de duas décadas e sempre foi uma necessidade dos prefeitos e prefeitas e dos nossos secretários termos uma estrutura mais adequada como apoio aqui em Brasília na busca de recursos, especialmente agora com a parceria do presidente Lula e do governador Brandão. Então, não é apenas a inauguração de uma sede, mas de um novo momento dessa relação institucional do Estado com as prefeituras e com o governo federal”, pontuou Felipe Camarão.
O momento solene contou com a presença de representantes políticos e institucionais das esferas estadual e federal. O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macedo, afirmou que a ação contribui para que os governos federal e estadual possam levar as políticas públicas aos municípios, beneficiando toda a população, em especial os que mais precisam.
“Eu vim felicitar essa iniciativa de fazer uma secretaria para representação do Governo do Maranhão com essa pegada municipalista para ser a casa dos prefeitos e das prefeitas do estado. As pessoas vivem nos municípios, é nos municípios que os problemas eclodem, é nos municípios que as políticas públicas têm que ser efetivadas. Então esse olhar do governador Brandão e do secretário Washington está em sintonia com o olhar do governo do presidente Lula, com o nosso olhar”, frisou o ministro.
A secretária nacional de Excelência Esportiva do Governo Federal, Iziane Castro, afirmou que a sede aproxima ainda mais a gestão estadual e federal, o que possibilita debater soluções e políticas públicas direcionadas ao estado com mais celeridade, o que beneficia diretamente a população maranhense.
“Sabemos da importância de prover recursos federais para o nosso estado e hoje com essa parceria que existe do Governo do Maranhão e do atual governo federal é importante essa proximidade com todos os ministérios para cada vez mais ser possível levar recursos para o Maranhão e assim o estado se desenvolver e melhorar a qualidade de vida de toda a população”, observou.
A ação também foi elogiada pelo deputado estadual e prefeito eleito de Bacabal, Roberto Costa. Ele lembrou que essa era uma demanda antiga dos prefeitos e que destaca a marca do municipalismo desenvolvido pelo governador Carlos Brandão.
“O municipalismo tem sido uma prioridade na vida política do governador Brandão e a inauguração dessa nova estrutura atende uma demanda reprimida dos nossos prefeitos, de ter um local de apoio e orientação para ajudá-los na captação de recursos e soluções de problemas dentro dessa estrutura ministerial aqui em Brasília. Isso vai facilitar a vida dos gestores e, consequentemente, do povo do Maranhão”, comentou.
Para o deputado federal Rubens Júnior, a gestão municipalista realizada pelo Governo do Maranhão fortalece as parcerias institucionais e a partir do diálogo com o governo federal e com o Congresso Nacional mais políticas públicas beneficiarão o povo maranhense.
“O governador Brandão tem como lema ‘unidade e parceria’: unidade na política e parceria com os vários entes federados, tanto com o municipalismo como também com o governo do presidente Lula. Essa nova sede sob a liderança do secretário Washington sem dúvida alguma proporcionará que o Maranhão consiga muito mais recursos numa articulação também com o Congresso Nacional e que dessa forma possamos melhorar ainda mais a vida dos maranhenses”, destacou.
O novo espaço conta com um ambiente amplo e organizado dispondo de salas de apoio para reuniões tanto do secretariado estadual quanto dos prefeitos e seus representantes, fortalecendo as relações institucionais com o governo federal e com o Congresso Nacional na concretização de políticas públicas em benefício de todos os maranhenses.
Presidente da Assembleia Legislativa destacou o trabalho do atual presidente do TJ/MA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, de magistrados e demais servidores.
Na sessão plenária desta terça-feira (5), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), homenageou o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) pelos 211 anos de história e contribuição ao estado. Em seu discurso, a parlamentar destacou a relevância da instituição, considerada referência de compromisso com a justiça e com o bem-estar social dos maranhenses.
“Ao longo desses 211 anos, temos visto a Corte maranhense atuar com imparcialidade, responsabilidade e dedicação em busca de um estado mais justo e equilibrado. A parceria entre o Tribunal e os demais poderes sempre foi um alicerce de nosso equilíbrio institucional, garantindo que o Maranhão avance com respeito aos princípios democráticos, à legalidade e à cidadania”, ressaltou a chefe do Legislativo maranhense.
Além disso, Iracema Vale mencionou o trabalho do desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, atual presidente do Tribunal de Justiça.
“Sua liderança tem elevado ainda mais o prestígio do nosso Poder Judiciário, promovendo uma Justiça mais célere e eficiente para todos os maranhenses, além de liderar a instituição de forma firme e sensível, aprimorando o atendimento à população e promovendo uma Justiça mais acessível e eficiente”, afirmou.
Reconhecimento
A chefe do Parlamento Estadual também reconheceu o empenho de todos os magistrados, servidores e colaboradores do TJMA, que, diariamente, contribuem para o desenvolvimento de um Maranhão mais justo e democrático.
“Vocês desempenham um papel essencial para a segurança jurídica e o desenvolvimento do nosso estado, mantendo vivo o compromisso de honrar e respeitar a Constituição e os direitos de cada cidadão”, enfatizou.
Iracema Vale encerrou sua fala reafirmando o compromisso da Assembleia Legislativa em continuar colaborando com o Tribunal de Justiça do Maranhão, fortalecendo o estado e promovendo o bem-estar da população.
“Está Casa se orgulha de caminhar ao lado do Tribunal de Justiça, em uma parceria que reflete o compromisso com o bem-estar da nossa população. Que possamos, juntos, continuar fazendo do Maranhão um estado cada vez mais justo e próspero”, concluiu.
Encontro, realizado na noite de sexta-feira (1º), ocorreu no Residencial Recepções
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou do jantar oferecido pelo governador Carlos Brandão reunindo prefeitos e vice-prefeitos eleitos e reeleitos de diversos municípios do Maranhão. O encontro, realizado na noite de sexta-feira (1º), ocorreu no Residencial Recepções e teve como objetivo discutir a municipalidade a partir de 2025.
“Este é um momento especial, de acolhida, no qual o governador Carlos Brandão dá as boas-vindas aos prefeitos eleitos e reeleitos, realinhando todo o governo estadual com a classe política e prefeitos do interior”, destacou a presidente da Alema, Iracema Vale.
A chefe do Legislativo Estadual destacou, ainda, o caráter municipalista do governador Brandão. “O lema do nosso governador é unidade e parceria e, neste momento, é isso que ele faz, buscando a unidade e parceria com todos os municípios do Maranhão, pois ele é municipalista. Ele tira a palavra municipalismo do papel para colocá-la em prática”, enfatizou Iracema Vale.
O governador Carlos Brandão considerou o evento um gesto de aproximação com as novas gestões e o fortalecimento do municipalismo no Maranhão. “Com certeza, vamos continuar um governo municipalista, de unidade e parceria. Independente de questões políticas e ideológicas, nós vamos fazer parceria com todos os municípios. Afinal, sou governador de todos os maranhenses. Logo, vamos atender a todos muito bem”, frisou Brandão, que estava acompanhado da primeira-dama, Larissa Brandão, e de seu secretariado.
De acordo com o governador, em fevereiro de 2025, após a formalização das equipes municipais, a administração estadual fará um seminário para orientar os prefeitos e apresentar, por meio dos secretários de estado, a estrutura do governo e as possibilidades de parcerias. “Vamos lançar uma cartilha de orientação, uma espécie de manual, para que a gente possa orientar os prefeitos e prefeitas. Em seguida, vamos começar a trabalhar as parcerias”, completou Carlos Brandão.
Segundo os organizadores, participaram do jantar cerca de 145 prefeitos e vice-prefeitos eleitos e reeleitos e que tomarão posse em 1º de janeiro do ano que vem. Um dos presentes foi o deputado e prefeito eleito de Bacabal, Roberto Costa (MDB). Para ele, o encontro foi uma mostra da disponibilidade do governador Carlos Brandão em manter um diálogo mais próximo com os novos chefes dos Executivos Municipais.
“Com este encontro, o governador dá mais um direcionamento da sua formação municipalista. E esse momento, já antes da posse dos prefeitos, demonstra a sua sensibilidade, seu compromisso com a continuidade do seu governo em reforçar cada vez mais as políticas de parcerias para fortalecer os municípios do Maranhão e, assim, o Estado todo continuar nesse caminho do desenvolvimento, da pacificação política que é tão importante hoje”, destacou Roberto Costa.
Para o vice-prefeito de Urbano Santos, Herlon Júnior, o encontro consolida ainda mais a liderança do governador Carlos Brandão. “Este é um passo importante, ainda mais pela perspectiva do nosso governador, que tem uma visão muito municipalista. Reunir todos os prefeitos e vice-prefeitos eleitos é mais um passo de união do grupo e do Maranhão”.
Também marcaram presença no evento os deputados Andrea Rezende (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB), Claudio Cunha (PL), Arnaldo Melo (PP), Antônio Pereira (PSB), Fred Maia (PDT), Dr. Yglésio (PRTB), Mical Damasceno (PSD), Janaína (Republicanos), Juscelino Marreca (PRD – prefeito eleito de Santa Luzia), Neto Evangelista (União Brasil), Rafael (PSB – prefeito eleito de Timon), Rildo Amaral (PP – prefeito eleito de Imperatriz), Guilherme Paz (PRD), Osmar Filho (PDT), Leandro Bello (Podemos), Vinicius Louro (PL) e Ricardo Arruda (MDB), bem como o diretor institucional da Alema, Marcus Brandão, além de secretários de Estado e outras autoridades.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) comemora a vitória do administrador e deputado estadual Rildo Amaral (PP). O prefeito eleito de Imperatriz, obteve 55,17% dos votos válidos.
Pela primeira vez, a cidade de Imperatriz teve disputa eleitoral em segundo turno.
Em 2009 Rildo iniciou a carreira política, quando foi eleito vereador de Imperatriz e depois reeleito com a maior expressão de votos daquele município.
Com a vitória do deputado Rildo Amaral, quem ocupará a vaga na Assembleia Legislativa será o ex-secretário de estado de Turismo, Catulé Junior.
quinta-feira, 10 de outubro de 2024
Nesta quinta-feira (10), a
deputada Andreia Rezende (PSB), foi eleita, por unanimidade a 1ª
vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Andrea se torna a primeira mulher
com deficiência a assumir um dos cargos mais altos do Parlamento Estadual,
consolidando um marco histórico para a inclusão e representatividade nos
espaços de poder do Maranhão.
A presidente da ALEMA, deputada
Iracema Vale, destacou que "pela primeira vez, a Presidência e a 1ª
Vice-Presidência estão sob o comando de mulheres, e isso é um reflexo da força
e da competência das maranhenses”, disse. A deputada destacou, também, sobre o
significativo avanço e valorização de uma liderança inclusiva e representativa.
A deputada Andreia Rezende ressaltou
que essa conquista vai além das pautas femininas, sendo, também, uma vitória
para as pessoas com deficiência. Emocionada, a parlamentar agradeceu o voto de
confiança dos colegas “é uma felicidade imensa. Sinto-me profundamente honrada
com o carinho e companheirismo de todos os parlamentares”, disse.
segunda-feira, 7 de outubro de 2024
GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO REFORÇA VITÓRIA NO MARANHÃO.
Dos 217 municípios do estado do Maranhão, 157 prefeitos foram eleitos com apoio
do governador Carlos Brandão.
Brandão, com a sua peculiar elegância, parabenizou
todos os políticos que participaram da disputa eleitoral. “Parabenizo os
prefeitos, prefeitas e seus vices, bem como os vereadores e vereadoras eleitos e
reeleitos de todo o Maranhão. Reitero o nosso empenho por um trabalho em unidade
e parceria com todos os gestores e parlamentares municipais, independentemente
de lado político. O nosso compromisso é que os mais de sete milhões de
maranhenses tenham seus direitos garantidos. Vamos em frente”!
Segue a lista dos
157 municípios onde foram eleitos prefeitos apoiados por Brandão:
1. Açailândia
2. Alcântara
3. Aldeias Altas
4. Alto Alegre do Maranhão
5. Alto Alegre do Pindaré
6. Alto Parnaíba
7. Amarante do Maranhão
8. Anajatuba
9. Anapurus
10. Arame
11. Arari
12. Axixá
13. Bacabal
14. Bacabeira
15. Bacurituba
16. Balsas
17. Barão de Grajaú
18. Barra do Corda
19. Barreirinhas
20. Belágua
21. Benedito Leite
22. Bequimão
23. Bom Jesus das Selvas
24. Bom Lugar
25. Brejo
26. Buriti
27. Buriti Bravo
28. Buriticupu
29. Buritirana
30. Cajapió
31. Cajari
32. Campestre do Maranhão
33. Cantanhede
34. Capinzal do Norte
35. Carolina
36. Caxias
37. Cedral
38. Central do Maranhão
39. Centro Novo do Maranhão
40. Chapadinha
41. Cidelândia
42. Codó
43. Coelho Neto
44. Colinas
45. Cururupu
46. Coroatá
47. Dom Pedro
48. Esperantinópolis
49. Estreito
50. Feira Nova do Maranhão
51. Fernando Falcão
52. Formosa da Serra Negra
53. Godofredo Viana
54. Gonçalves Dias
55. Governador Archer
56. Governador Edson Lobão
57. Governador Eugênio Barros
58. Governador Luiz Rocha
59. Governador Newton Bello
60. Graça Aranha
61. Grajaú
62. Guimarães
63. Icatu
64. Itaipava do Grajaú
65. Itapecuru-Mirim
66. Itinga do Maranhão
67. Jatobá
68. João Lisboa
69. Joselândia
70. Junco do Maranhão
71. Lago da Pedra
72. Lago do Junco
73. Lago dos Rodrigues
74. Lago Verde
75. Lagoa do Mato
76. Lagoa Grande do Maranhão
77. Loreto
78. Luís Domingues
79. Marajá do Sena
80. Maranhãozinho
81. Matinha
82. Matões do Norte
83. Mirador
84. Mirinzal
85. Montes Altos
86. Nina Rodrigues
87. Nova Colinas
88. Nova Iorque
89. Nova Olinda do Maranhão
90. Olha d’Água das Cunhas
91. Paço do Lumiar
92. Palmeirândia
93. Paraibano
94. Parnarama
95. Passagem Franca
96. Pastos Bons
97. Paulo Ramos
98. Pedreiras
99. Pedro do Rosário
100. Penalva
101. Peri Mirim
102. Pindaré-Mirim
103. Pio XII
104. Pirapemas
105. Poção de Pedras
106. Porto Franco
107. Porto Rico do Maranhão
108. Presidente Dutra
109. Presidente Médici
110. Presidente Vargas
111. Primeira Cruz
112. Riachão
113. Ribamar Fiquene
114. Rosário
115. Sambaíba
116. Santa Helena
117. Santa Inês
118. Santa Luzia
119. Santa Luzia do Paruá
120. Santa Rita
121. Santana do Maranhão
122. Santo Antônio dos Lopes
123. São Benedito do Rio Preto
124. São Bento
125. São Domingos do Azeitão
126. São Domingos do Maranhão
127. São Félix de Balsas
128. São Francisco do Brejão
129. São João Batista
130. São João do Paraíso
131. São João do Soter
132. São João dos Patos
133. São José dos Basílios
134. São Luís Gonzaga do Maranhão
135. São Mateus
136. São Raimundo das Mangabeiras
137. São Raimundo do Doca Bezerra
138. São Roberto
139. São Vicente Ferrer
140. Satubinha
141. Senador Alexandre Costa
142. Senador La Rocque
143. Serrano do Maranhão
144. Sítio Novo do Maranhão
145. Sucupira do Norte
146. Sucupira do Riachão
147. Tasso Fragoso
148. Timbiras
149. Timon
150. Turilândia
151. Turiaçu
152. Tufilândia
153. Tutóia
154. Urbano Santos
155. Vargem Grande
156. Viana
157. Vila Nova dos Martírios
domingo, 6 de outubro de 2024
MILTINHO ARAGÃO ELEITO PREFEITO DE SÃO MATEUS!
O Prefeito eleito, Miltinho Aragão, acompanhado de seu amigo e eleitor, Joerbeth Costa
O advogado, jornalista e deputado estadual, Miltinho Aragão
(PSB), é eleito prefeito de São Mateus do Maranhão.
Miltinho atuou como repórter nas rádios Educadora e
Imperatriz e na TV Difusora. Na advocacia, teve uma carreira jurídica de 20
anos, advogando para a CPT – Comissão Pastoral da Terra, Fetaema e diversos
sindicatos de classe.
Também desempenhou papéis de destaque como procurador chefe
da Procuradoria Administrativa da Prefeitura de São Luís e como
procurador-geral das prefeituras de Alto Alegre do Maranhão, Coroatá, Monção,
Pedreiras, Peritoró e Timbiras. O prefeito eleito também foi diretor-geral da Federação dos
Municípios do Estado do Maranhão (Famem).
Esta é a terceira eleição municipal vitoriosa de Miltinho
Aragão, ele foi eleito prefeito de São Mateus do Maranhão em 2012 e reeleito em
2016.
A vitória do querido colega Miltinho, reafirma a aprovação de
sua atuação no papel de homem público.
Certamente São Mateus do Maranhão elegeu um prefeito que
honrará cada voto de esperança.