terça-feira, 23 de junho de 2026

Governo do Maranhão participa da abertura do V Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas

 


Foram realizados debates e apresentados exemplos positivos no Maranhão e desafios durante o evento.

O Governo do Maranhão participou, nesta terça-feira (23), da abertura do V Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas (V CATC) que está sendo realizado em São Luís. O foco do evento é o papel dos órgãos de controle na preservação ecológica e na sustentabilidade do Brasil. O congresso deste ano busca alinhar a fiscalização dos gastos públicos às metas urgentes de transição ecológica e mitigação de desastres naturais.

Presente na solenidade, o governador Carlos Brandão lembrou da importância das discussões para o avanço do tema e as experiências positivas existentes no estado que podem servir de modelo para o país, como o Floresta Viva, que visa a recuperação de áreas degradadas e que foi premiado na Semana do Clima em Londres; o trabalho de combate a queimadas que tem recebido investimentos do Fundo Amazônia; a descarbonização do Porto do Itaqui; dentre várias outras experiências.

“Teremos aqui um grande debate com os presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil inteiro, liderado pelo presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo. Aqui no estado temos várias pautas interessantes de exemplos de sustentabilidade na questão ambiental. Também temos situações que precisamos debater, que não é um problema apenas do Maranhão, mas do Brasil, como os aterros sanitários. Fizemos aqui várias reuniões do Tribunal de Contas, Federação dos Municípios, Ministério Público, para encontrar um caminho. E, hoje, o melhor caminho é a parceria público-privada”, relatou Brandão.

O principal objetivo desta quinta edição do evento é debater a atuação preventiva dos Tribunais de Contas em relação ao tema “Emergência Climática, Responsabilidade Fiscal e Justiça Socioambiental: o Papel do Controle Externo na Agenda do Meio Ambiente”. A meta é garantir que as políticas governamentais e os orçamentos públicos caminhem lado a lado com a justiça social e a preservação ambiental, entendida hoje como condição essencial para a sustentabilidade econômica do país.

O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rêgo, ressaltou que as discussões são importantíssimas para o avanço da sustentabilidade em todo o país. Ele destacou o momento especial que o evento promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) proporciona, reunindo a experiência dos tribunais de todo o país. O ministro afirmou que é necessário haver uma gestão eficiente, fiscalizatória, mas acima de tudo sustentável.

“O Maranhão tem se superado em todos os índices de medição de evolução econômica e social. Eu tenho o Maranhão como uma segunda casa, eu adotei e fui adotado pelo Maranhão, por isso eu fico muito feliz de estar com esse auditório completamente lotado para as pessoas discutirem o controle com o pensamento no meio ambiente. Nós que fazemos parte da Amazônia Legal temos que ter a responsabilidade cívica e o dever de cidadão de ter a floresta como parceira do desenvolvimento”, frisou o ministro.

O congresso ganha ainda mais relevância devido a um importante desdobramento recente. No último dia 18 de junho, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) aprovou uma histórica Resolução-Diretriz sobre o Controle Externo da Política Climática. O novo marco normativo estabelece parâmetros comuns para que estados e municípios auditem suas políticas de mitigação e resiliência, unificando a atuação dos órgãos de controle em todo o território nacional e fornecendo ferramentas práticas para a fiscalização da agenda climática.

A quinta edição do evento segue até esta quinta-feira (25) no Multicenter Negócios e Eventos, no Parque do Rangedor.

Assembleia Legislativa do Maranhão homenageia Terezinha Buzar e Rafael Leitão

 


Homenagens são de autoria da deputada estadual Dra. Helena Duailibe

A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, nesta terça-feira (23), no Plenário Nagib Haickel, em sessão solene, a Medalha do Mérito Legislativo Maria Aragão à primeira-dama de Codó, empresária Terezinha de Maria Buzar de Oliveira, e a Medalha do Mérito Legislativo José Ribamar de Oliveira “Canhoteiro” ao enxadrista maranhense Rafael Duailibe Leitão.

As homenagens são de autoria da deputada estadual Dra. Helena Duailibe (Republicanos) e foram oficializadas por meio das Resoluções Legislativas 1.500/2026 e 1.519/2026, respectivamente.

O ato solene foi comandado, alternadamente, pelos deputados Francisco Nagib (MDB) e Helena Duailibe, e contou com a presença de autoridades, convidados, amigos e familiares dos homenageados.

Terezinha de Maria Buzar de Oliveira agradeceu pela homenagem durante discurso

A presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (MDB), fez questão de prestigiar o evento parabenizando os homenageados e ressaltando que ambos são exemplos a serem seguidos.

Compuseram a mesa de honra da cerimônia, além dos deputados Francisco Nagib e Helena Duailibe, o secretário de Estado de Políticas para as Comunidades do Maranhão (SEC),  Fabiano Furtado; a primeira-dama de Codó e mãe do deputado Francisco Nagib, Terezinha de Maria Buzar de Oliveira; o prefeito de Codó e esposo da homenageada, Francisco Carlos de Oliveira (PT), conhecido por Chiquinho FC; o prefeito de Trizidela do Vale, Dr. Deibson Balé (PDT); o enxadrista Rafael Leitão; o vice-presidente da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio/MA), Manoel Barbosa; e o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), Francisco Wellington Pereira Caetano.

A Medalha Maria Aragão é destinada a personalidades e instituições que se destacam por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento social, à defesa dos direitos humanos, à democratização, ao meio ambiente e à justiça social.

Já a Medalha “Canhoteiro”, considerada a maior comenda esportiva do Estado, reconhece atletas, ex-atletas e profissionais que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento do esporte maranhense.

Rafael Leitão frisou que sua trajetória é resumida em muitos anos dedicados a representar o Maranhão no esporte de xadrez

Reconhecimento

A deputada Helena Duailibe saudou os homenageados destacando suas contribuições às causas sociais, ao empreendedorismo e ao esporte.

“Precisamos nos inspirar em exemplos que, realmente, modificam a vida das pessoas. Dona Terezinha é uma inspiração de solidariedade, de amor ao próximo e de mulher empreendedora. Já Rafael Leitão, desde pequeno, despontou como um grande talento no esporte de xadrez e se destacou em nível mundial. Precisamos fazer com que outros jovens se inspirem nos exemplos desses dois homenageados. Por isso, a Assembleia homenageia esses dois grandes e ilustres maranhenses”, afirmou.

O deputado Francisco Nagib, filho da homenageada, fez questão de ratificar o reconhecimento da Assembleia.

“Sou suspeito para falar por ser filho, no caso de dona Terezinha, mas reconheço que a Assembleia faz justiça quando homenageia esses dois grandes exemplos de maranhenses. Dona Terezinha é merecedora dessa honraria que leva o nome de Maria Aragão, mulher que simboliza o trabalho em favor dos mais vulneráveis, como minha mãe. E Rafael Leitão, no esporte de xadrez, que orgulha a todos nós pelos seus feitos”, frisou.

Helena Duailibe saudou os homenageados destacando suas contribuições às causas sociais, ao empreendedorismo e ao esporte

Agradecimentos

Os homenageados agradeceram a Assembleia Legislativa pela concessão das honrarias e que se sentiam orgulhosos pelo reconhecimento.

“Esta honraria muito me honra porque é o reconhecimento de um trabalho. Agradeço, em especial, à deputada Helena Duailibe e aos demais deputados. Estou muito feliz por receber essa homenagem. Sinto-me mais motivada ainda a continuar meu trabalho”, afirmou dona Terezinha.

“É um orgulho muito grande receber essa medalha que leva o nome de um dos maiores atletas que o Maranhão já teve. Estou muito contente. São muitos anos dedicados a representar o Maranhão no esporte de xadrez e, ainda, continuo. Fico muito feliz de receber esta homenagem do estado que eu tanto amo”, disse Rafael Leitão.

Deputado Francisco Nagib ratificou o reconhecimento da Assembleia às duas personalidades

Trajetórias

Natural de Codó, Terezinha Buzar construiu uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e pelo trabalho social. Participou da formação e expansão do Grupo FC Oliveira, um dos mais importantes conglomerados empresariais do Maranhão, e mantém forte atuação em ações voltadas à responsabilidade social.

Fundadora da Fundação FC Oliveira, desenvolve projetos de assistência a famílias em situação de vulnerabilidade, além de iniciativas ligadas ao reaproveitamento de materiais, artesanato e sustentabilidade.

Como primeira-dama de Codó, tem intensificado sua participação em programas de acolhimento e assistência às comunidades mais carentes.

Enxadrista

Já Rafael Duailibe Leitão, nascido em São Luís, é um dos maiores nomes do xadrez brasileiro. Grande Mestre Internacional pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e pela Federação Internacional de Xadrez por Correspondência (ICCF), é heptacampeão brasileiro e atual número um do país. Iniciou a carreira ainda na infância e tornou-se o mais jovem brasileiro a conquistar o título de Grande Mestre, aos 18 anos.

Único brasileiro bicampeão mundial de xadrez nas categorias de base da FIDE, Rafael representou o Brasil em nove edições das Olimpíadas de Xadrez e alcançou projeção internacional ao figurar entre os 16 melhores enxadristas do mundo em campeonato disputado em Nova Delhi.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Governo do Maranhão reforça Sistema de Segurança Pública com a entrega de 49 novas viaturas

 


Veículos são destinados a delegacias regionais, distritos policiais e unidades especializadas da Polícia Civil.

O Governo do Maranhão segue reforçando o sistema de segurança pública com investimentos que impactam diretamente na redução dos índices de criminalidade no estado. Nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão entregou mais 49 veículos para reforçar o trabalho das forças policiais no estado. A solenidade aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

Os veículos são destinados para delegacias regionais, distritos policiais e unidades especializadas da Polícia Civil, sendo 38 viaturas para essas áreas, bem como para a Perícia Oficial, 4 veículos; Centro Tático Aéreo (CTA), 4 viaturas; Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), 2 viaturas; e um veículo para a Guarda Municipal de Grajaú.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou os diversos investimentos que o Governo do Maranhão tem feito no Sistema de Segurança Pública do Estado.

“A entrega de viaturas modernas e equipadas com tecnologia de ponta é fundamental para o aprimoramento das investigações, da perícia técnica e da eficácia das prisões. Esse tem sido o foco da nossa gestão no Maranhão: promover investimentos constantes e entregas que resultem em benefícios reais para a população. Nosso governo realizou a nomeação de mais de 500 novos policiais militares e convocou a totalidade dos aprovados em concursos anteriores. Agora, visando reforçar ainda mais a segurança pública, abrimos um novo concurso público para o preenchimento de 3.350 vagas, contemplando a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o setor de perícia”, assinalou Brandão.

O governador frisou que estes investimentos têm se refletido na redução dos índices de criminalidade no Maranhão. “Os indicadores comprovam a eficácia dessa estratégia, com a redução dos índices de criminalidade, incluindo homicídios e feminicídios. Ampliamos a rede de atendimento, como as Casas da Mulher Maranhense e as unidades da Patrulha Maria da Penha, triplicando nossa capacidade de acolhimento e proteção”, enfatizou.

A secretária de Estado de Segurança Pública, Augusta Andrade, afirmou que Estado do Maranhão tem se destacado como o que mais investe em segurança, priorizando a qualificação de seus agentes e o aprimoramento de todo o sistema.

“O governador Carlos Brandão tem demonstrado um compromisso constante com a segurança do nosso Estado, e a entrega destes veículos fortalece significativamente a nossa atuação. Quando fortalecemos a segurança pública, fortalecemos a sociedade, a quem servimos. Uma polícia equipada e preparada está apta a prestar um serviço de excelência aos cidadãos”, garantiu Augusta Andrade.

Com esta nova entrega, a gestão Brandão alcança a marca histórica de 1.002 mil viaturas distribuídas.

O delegado geral de Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), Augusto Barros, avaliou que os investimentos que vêm sendo feitos na Polícia Civil nos últimos anos estão melhorando desde a inteligência até a  estrutura predial e de mobilidade.

“Estamos muito felizes em poder participar de mais uma entrega de viaturas que vão, certamente, trazer mais segurança e mais alcance às ações da Polícia Civil do Estado do Maranhão. Nós temos um estado muito grande, com 217 municípios, e a Polícia Civil precisa, com o efetivo que tem, se deslocar bastante entre vários municípios diferentes. Cada entrega de viatura é bastante comemorada porque, no final das contas, nós temos um conforto maior e uma segurança maior pra entregar aos nossos policiais. E, obviamente, com o objetivo final, que é o de entregar serviços de polícia judiciária pra toda a população”, afirmou Augusto Barros.

Também aconteceu a entrega de armamento para as forças policiais. Foram entregues 49 pistolas de calibre 9mm da Beretta APX, adquiridas por meio de emenda parlamentar do senador Weverton Rocha, visando ampliar a capacidade operacional e o aparelhamento das forças de segurança do Estado.

Esse tipo de pistola é considerado um modelo mais robusto e foi projetado para atender a rigorosos testes militares, o que possibilitou que seu uso se tornasse padrão por forças de segurança brasileiras.

domingo, 21 de junho de 2026

Arraial da Assembleia encerra-se com mais uma noite formidável de celebração da cultura popular maranhense

 


O Arraial da Assembleia fechou a festança com uma programação diversificada e o terreiro junino completamente lotado

Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense.

“Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.

Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.

Programação

A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão.

Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.

Bumba Meu Boi Lendas e Magias arrebatou o público com seu belo bailado

Fomento à economia

Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço.

O deputado Wellington do Curso declarou que foram quatro dias de uma festa maravilhosa. “Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção à nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”.

“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população”, salientou Helena Duailibe.

Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), foi o local escolhido por muitas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.

Atrativos

Duas servidoras públicas, amigas de longa data, disseram que, pela segunda vez, prestigiaram o Arraial da Assembleia. “Viemos no ano passado; gostamos e, agora, viemos de novo”, declarou Sílvia Ramos, funcionária da Prefeitura de São Luís.

A servidora pública Conceição Pestana salientou que um dos principais atrativos do Arrarial é a questão da segurança. “Muito lindo esse Arraial; o melhor de São Luís: seguro, alegre e, principalmente, acessível a todos”, enfatizou. 

Sob o olhar atento dos integrantes do Gabinete Militar, o Arraial da Assembleia contou com a ação conjunta da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros, mobilizado para qualquer eventualidade em caso de combate a incêndio, realização de resgates e primeiros socorros.

Conforto e Segurança

O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.

Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.

A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.

Sotaques

Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses agitaram o Arraial da Assembleia.

Governo Brandão reforça ações de saúde, infraestrutura e esporte no município de São Bento

 


População aprovou a revitalização dos espaços públicos como a Areninha Esportiva, o Parque São Lourenço, além das ações da Carreta da Mulher.

Com o trabalho da gestão estadual pautado no municipalismo, a população de São Bento recebeu, nesse domingo (21), um grande pacote de ações direcionado à saúde, infraestrutura e esporte. O Governo do Estado inaugurou a Praça São Lourenço, realizou ações de saúde preventiva com a Carreta da Mulher Maranhense e entregou a reforma da Areninha Esportiva, além de fardamento e tablets para aprimorar o trabalho dos agentes comunitários de saúde.

A requalificação de espaços urbanos como a Praça São Lourenço é uma política pública que promove mais qualidade de vida para a população nos municípios, uma vez que este espaço representa a possibilidade de atividades físicas e de lazer, além de ações de convivência reforçando os laços comunitários. A solenidade de entrega do espaço para a população foi conduzida pelo governador Carlos Brandão.

“Estamos realizando diversas entregas e já estivemos aqui em outras oportunidades. Hoje entregamos uma Praça da Família, um espaço destinado à prática de atividades físicas, caminhadas e ao lazer, valorizando, acima de tudo, os moradores do bairro. Também inauguramos uma Areninha Esportiva para incentivar a prática esportiva e entregamos tablets aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, garantindo mais agilidade e eficiência no trabalho realizado por esses profissionais. Além disso, estamos com a Carreta da Mulher oferecendo exames e consultas para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde”, destacou o governador durante a agenda no município.

Para o prefeito de São Bento, Dino Penha, as obras da gestão municipal são motivo de comemoração, uma vez que contribuem para melhorar cada vez mais a vida da população. “Todas essas entregas são muito importantes. É só festa na nossa cidade porque essa é uma grande parceria com o Governo do Estado. São coisas boas que estamos trazendo para São Bento e todas as vezes que os representantes do governo veem ao município trazem notícias boas”, comentou.

A população aprovou a revitalização dos espaços públicos. Segundo a recepcionista Audinéia Barros, a Praça São Lourenço é importante para a população em geral, especialmente como opção de lazer para as crianças. 

“Nós estamos muito felizes com a entrega dessas obras. Essa parceria da Prefeitura com o Governo do Estado é muito boa. Pela primeira vez alguém olhou para o nosso bairro aqui em São Bento, que era esquecido e trouxe lazer para as crianças, para nós que trabalhamos o dia todo e que temos que tirar uma horinha para dar uma caminhada, passear. Só temos a agradecer”, frisou.

O Governo do Estado também fortaleceu as ações de saúde com o Programa Cuidar de Todos por meio do eixo Atenção Primária que possibilitou a entrega de kits de trabalho contendo fardamento e tablets para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE). 

Foram beneficiados mais de 120 servidores municipais, que agora poderão registrar visitas domiciliares em tempo real, atualizar os cadastros das famílias acompanhadas e monitorar as condições de saúde da população atendida. A medida contribui para a integração das informações, amplia a eficiência dos serviços e garante mais agilidade na tomada de decisões pelas equipes da rede pública de saúde.

“Eu quero agradecer ao Governo do Estado e à Prefeitura Municipal de São Bento pela iniciativa de trazer esses tablets que serão de grande importância para nós e para a população. Porque assim o agente comunitário de saúde terá mais agilidade e eficiência no seu trabalho para com a comunidade”, relatou Euzilene Costa, que é agente comunitária de saúde e faz parte do sindicato da categoria.

Outra ação de grande importância para a saúde da população foi a atuação da Carreta da Mulher Maranhense. A iniciativa consiste em uma unidade móvel do Governo do Estado que percorre os municípios maranhenses oferecendo serviços gratuitos de saúde, prevenção e cidadania, com foco no atendimento às mulheres.

Durante a ação em São Bento, foram realizados exames de ultrassonografia, mamografia, preventivo (PCCU), testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia. A população também teve acesso a consultas em especialidades médicas como ginecologista, dermatologista e clínico geral.

A lavradora Basília Maria aproveitou para colocar os exames e consultas em dia. “Eu já fiz hoje a mamografia, o preventivo e vou fazer a transvaginal mais logo. Agradeço muito por essa oportunidade dessa carreta ter vindo e os médicos nos atenderem, estávamos precisando muito. Com a vinda dessa carreta, podemos fazer de graça todos os exames que precisamos, isso já é bom demais”, contou.

A agenda institucional no município contou ainda com a reinauguração da Areninha Esportiva, espaço público de lazer e esporte que foi transformado em um minicomplexo com infraestrutura moderna para a prática de atividades físicas, inclusão social e convivência comunitária. O objetivo é tirar os jovens da ociosidade, promover a saúde e garantir direitos sociais aos moradores do município.

sábado, 20 de junho de 2026

Cultura e tradição marcam penúltima noite do Arraial da Assembleia

 


A alegria, colorido e diversidade do São João do Maranhão marcaram a festança, neste sábado (20), e o grande público que compareceu ao espaço se divertiu com a vasta programação, que contou com a apresentação de quadrilhas juninas, danças country, cacuriás e bumba-bois

Uma noite de muita festa embalada pela cultura popular do Maranhão. Assim foi o penúltimo dia do Arraial da Assembleia, montado no estacionamento da Casa do Povo e que se encerra neste domingo (21). Promovido pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), o evento reuniu, na noite de sábado (20), representantes da diversidade do folclore maranhense e um público ávido por curtir as atrações juninas que compuseram uma programação animada.

 A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, é ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais. Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses fazem a diferença no Arraial da Assembleia.

 A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), prestigiou o evento e destacou o caráter regional da festa. “O Maranhão já abraçou o Arraial da Assembleia. Estou muito feliz porque a família maranhense está aqui conosco. Estamos cumprindo a nossa meta, que é trazer as pessoas para a Casa do Povo, que é a Assembleia Legislativa. Mais uma vez, nosso arraial é um sucesso de público, e as pessoas podem desfrutar de muita cultura, a verdadeira cultura popular maranhense”, disse Iracema Vale.

A presidente da Assembleia, Iracema Vale, com o neto João e integrantes da Quadrilha Rosas Juninas, que deu um show em sua apresentação

Atrações diversificadas

 No sábado, a programação foi composta por show de Paula Nordestina, que, com sua banda, apresentou um repertório no qual a grande estrela foi o forró. Também subiram ao palco as quadrilhas Flor do Amor e Rosas Juninas, ambas embalando os presentes com coreografias e indumentárias caprichadas.

 O Boi da Floresta também fez bonito e emocionou os amantes da cultura popular do Maranhão com o bailado de seus cazumbás, índias e vaqueiros campeadores vestidos com indumentárias ricamente bordadas. O Bumba Meu Boi Melodia, representante do sotaque de orquestra, deu o tom e colocou muita gente para dançar, assim como a Dança Country Coração de Peão, o Cacuriá Vila Goreth, o Boi da Madre Deus, Novilho dos Lençóis, Boi de Sonhos e o Boi Lendas e Magia.

Os pandeirões do Boi da Madre Deus fizeram ecoar pelo arraial o tocante som de toadas que tanto contagiam o público

Público

Frequentadora de muitas edições do Arraial da Assembleia, a professora Ana Raimunda Pereira enfatizou as comodidades do evento. “Eu adoro. Todo ano eu venho e trago a família. O que me agrada é o fato de termos um estacionamento seguro e comodidade para chegarmos até aqui. Além disso, é claro, há uma ótima programação, que contempla todos os gostos, dos adultos às crianças”, disse a professora, que estava acompanhada da filha e do marido.

 O Arraial da Assembleia, que tem entrada gratuita, disponibiliza uma infraestrutura para receber o público. Uma das facilidades é o estacionamento de veículos no pátio do Multicenter Sebrae. De lá, o público embarca, gratuitamente, em vans que fazem o traslado de ida e volta até o arraial.

 Além disso, uma grande equipe de segurança, formada por policiais e bombeiros militares, atua para garantir tranquilidade aos presentes. Barracas de comidas típicas também estão à disposição para comercializar as guloseimas próprias da época. Para as crianças, o Espaço Kids oferece brinquedos infláveis, como escorregadores, cama elástica e piscina de bolinhas, tudo gratuitamente.

 “Para mim, este é o melhor arraial da cidade. Já fico aguardando sua chegada, porque aqui me sinto seguro, o ambiente é limpo, há a comodidade de mesas e cadeiras, além de um espaço acessível para pessoas com deficiência e brinquedos para as crianças. Venho apreciar a programação e as comidas, que adoro”, disse a técnica em enfermagem Josenilde Cantanhede.

 De Belém (PA), o turista Ricardo Assunção se encantou com a cultura do Maranhão. “É tudo lindo, maravilhoso. Já conhecia São Luís, mas é a primeira vez que visito a cidade nesta época do ano e estou impressionado. E o bom é que aqui, no Arraial da Assembleia, a gente pode conhecer uma enorme variedade da cultura de vocês em um espaço muito bem planejado e acolhedor”, afirmou.

 A festança na Casa do Povo chega ao seu quarto e último dia neste domingo (22),  iniciando a apresentação das atrações às 17h30.

A cantora Paula Nordestina interagiu e botou o público para dançar no palco, formando uma divertida quadrilha

Confira a programação:

17h30: Renan Soeiro

18h – Quadrilha Junina Dançando ao Luar

18h30: Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra

19h – Boi Revelação de São Marçal

19h30: Coco Pirinã

20h – Boi Pérola dos Lençóis

21h – Boi Encanto do São Cristóvão

22h – Boi Barbosa do Rosário

22h45 – Boi Encanto da Ilha

23h30 – Boi de São Simão

0h30: Boi de Matinha 

Governo participa de celebração do Dia do Capelão no Maranhão em solenidade festiva no Turu

 


Solenidade reuniu centenas de capelães, com representações de mais de 50 municípios maranhenses.

O Governo do Maranhão realizou uma ampla programação civil e religiosa na noite de sábado (20) em homenagem ao Dia do Capelão no Maranhão, que é celebrado em 21 de junho. A solenidade ocorreu no Rei de França Buffet, no Turu, e reuniu centenas de capelães, além de diversas autoridades, incluindo o governador Carlos Brandão, que durante a cerimônia agradeceu pela contribuição desses homens e mulheres na assistência espiritual e apoio emocional em determinados espaços institucionais.

“O governo está demonstrando claramente que entende a importância da capelania no nosso estado. Os capelães levam a paz espiritual para as pessoas que estão no momento mais difícil da sua vida, precisando de consolo, e isso não tem preço. Muitas vezes fazemos uma obra muito importante para a coletividade, grande, mas ela não traz esse conforto, essa paz espiritual para uma pessoa que está no leito, uma pessoa que está presa, uma pessoa que está em recuperação. Então esse é um papel muito importante”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Durante a cerimônia, o governador recebeu o Troféu Amigo da Igreja e Capelania. A entrega foi um reconhecimento ao acolhimento da função pela gestão estadual, que ao longo dos últimos anos tem destacado a importância das ações de capelania, especialmente para os profissionais da segurança pública. Na ocasião, também foram entregues certificados para os capelães presentes pelas ações desenvolvidas. O evento reuniu representantes de mais de 50 municípios do Maranhão.

A criação do Dia do Capelão Evangélico Civil e Militar é resultado da Lei Estadual 11.103, de autoria da deputada estadual Mical Damasceno. A medida foi sancionada pelo governador Carlos Brandão no dia 18 de setembro de 2019 e estabelece o dia 21 de junho como data de reconhecimento ao trabalho dos capelães no estado do Maranhão.

O capelão é uma pessoa autorizada a prestar assistência religiosa e, também, realizar cultos em colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações ou corporações. Sua atuação é destacada tanto em tempos de paz quanto em missões externas ou conflitos, possibilitando suporte especialmente para os profissionais da segurança pública.

Para o presidente do Instituto União de Capelães e Juízes de Paz Eclesiásticos Internacional (Unicaje), pastor Alex Martins, o momento de celebração representa o reconhecimento público da função de capelão e fortalece as ações desenvolvidas. Ele citou como de fundamental importância o apoio do Executivo e Legislativo Estadual.

“Nunca tivemos no Maranhão um governo que se preocupasse tanto com a capelania, com as igrejas e com as instituições. É algo inédito. Foi criada a Secretaria de Estado de Representação Social que está muito bem direcionada. Também temos que lembrar da deputada Mical Damasceno que é a autora da Lei 11.103 que estabelece o Dia do Capelão no Maranhão”, frisou.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Davi Brandão participa da assinatura de ordem de serviço para construção da Maternidade Regional de Bacabal

 


Fruto da união entre os governos Federal, Estadual e Municipal, unidade com 120 leitos reforçará a rede de saúde e atenderá mães e bebês de todo o Médio Mearim

O deputado estadual Davi Brandão (MDB) participou, nesta sexta-feira (19), da assinatura da ordem de serviço para a construção da Maternidade Regional de Porte II de Bacabal. A solenidade contou com a presença do governador Carlos Brandão, do prefeito de Bacabal, Roberto Costa, do deputado estadual Florêncio Neto e do ex-prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, além de outras autoridades.

A obra é resultado da parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura de Bacabal, e é considerada um importante investimento para o fortalecimento da rede pública de saúde no Médio Mearim.

Solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção da Maternidade Regional de Bacabal

A nova maternidade será construída na Avenida João Alberto, ao lado do campus da UFMA, e contará com estrutura de 120 leitos, além de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), com foco no atendimento especializado e humanizado a mães e recém-nascidos. A unidade ampliará a capacidade de atendimento materno-infantil, beneficiando não apenas Bacabal, mas também os municípios da região.

Durante o evento, as autoridades destacaram a importância da obra para o atendimento da demanda regional e para a ampliação da assistência em saúde. O projeto é apontado como uma iniciativa estruturante para reduzir deslocamentos de pacientes e fortalecer a rede pública de saúde no interior do estado.

Davi Brandão acompanhou a assinatura da ordem de serviço e ressaltou a relevância da iniciativa para a população do Médio Mearim, destacando o caráter integrado da ação entre as diferentes esferas de governo.

Com a autorização para o início das obras, a Maternidade Regional de Bacabal passa a integrar o conjunto de investimentos voltados à ampliação da infraestrutura de saúde no Maranhão, com previsão de impacto direto na qualidade do atendimento às gestantes e recém-nascidos da região.


quinta-feira, 18 de junho de 2026

Município de Arame todo vai acompanhar Orleans na “chapa da lealdade”, garante Pedro Fernandes

 


Em recente declaração, o prefeito do município de Arame, Pedro Fernandes, manifestou seu total apoio à continuidade do atual projeto político no Maranhão. Destacando a gestão de Carlos Brandão como o “governo mais municipalista da história do Maranhão”, o gestor reforçou que a atual administração se diferencia pela proximidade com os municípios e pelo tratamento igualitário dispensado a todos os prefeitos.

Fernandes garantiu que Arame estará ao lado de Orleans Brandão e de sua chapa completa na próxima eleição, definindo o grupo como a “chapa da lealdade”. Segundo o prefeito, o apoio se justifica pela necessidade de dar continuidade aos avanços alcançados e pelo perfil de Orleans, a quem descreveu como um jovem humilde, conhecedor do Maranhão e que trabalha de forma colaborativa.

É por isso, Orleans, que eu e a maioria esmagadora do Arame, vamos acompanhar você e sua chapa completa”, declarou Pedro Fernandes, reforçando a confiança na parceria para o desenvolvimento do estado.

Arraial da Assembleia começa hoje e terá cobertura total por multiplataformas do Complexo de Comunicação

 


Equipes da rádio, TV, agência e redes sociais atuarão, com base em um planejamento especial, para garantir que o público não perca nenhum detalhe de tudo o que acontecerá durante os quatro dias da festa da cultura popular maranhense

O Arraial da Assembleia, que acontece desta quinta-feira(18) a domingo ( 21), terá uma cobertura total por multiplataformas. Isso porque toda a equipe de profissionais do Complexo de Comunicação do Parlamento Estadual está mobilizada para transmitir tudo o que acontecerá ao longo dos quatro dias de programação cultural. Mesmo quem não puder comparecer presencialmente à festa poderá acompanhar todos os detalhes e não perder nada da diversidade de ritmos, sotaques e cores característicos do São João do Maranhão.

O planejamento do Complexo de Comunicação para o Arraial da Assembleia deste ano já vem sendo colocado em prática há alguns dias. Ao longo de toda a programação da TV e Rádio Assembleia, por exemplo, já foram ao ar reportagens especiais destacando os preparativos para a festança junina da Casa do Povo. As redes sociais do Parlamento produziram conteúdos sobre o São João que viralizaram na internet e aumentaram ainda mais as expectativas para o arraial. A Agência de Notícias também produziu reportagens amplamente divulgadas pela imprensa.

Expectativas

Para o diretor de Comunicação da Assembleia, jornalista Juraci Filho, a expectativa para mais uma edição do Arraial é consolidar o evento não apenas como uma grande celebração da cultura popular, mas também como uma referência em cobertura multiplataforma. Segundo ele, todo o Complexo de Comunicação está mobilizado para garantir que o público acompanhe cada detalhe da festa, independentemente de onde estiver.

“Nosso compromisso é fazer uma cobertura completa, integrada e de qualidade, valorizando a grandiosidade do Arraial da Assembleia e, principalmente, a riqueza da cultura popular maranhense. Toda a equipe de Comunicação está empenhada em levar informação, entretenimento e emoção ao público, mostrando não só as apresentações, mas toda a essência dessa festa, que já se tornou tradição no calendário junino do Maranhão”, destacou Juraci Filho.

TV e Rádio Assembleia

Ao longo dos quatro dias de arraial, a TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; Sky, canal 309) começará a transmitir a programação sempre às 19h e seguirá até a apresentação do último grupo junino. Para ofertar ao público uma cobertura ainda mais diversificada, a emissora montou uma cabine de transmissão ao lado do palco, que funcionará até a meia-noite, de onde o apresentador terá uma interação maior com o público por meio de flashes ao vivo, entrevistas e diversas outras atividades.

A equipe da TV Assembleia terá repórteres interagindo com o público presente e imagens aéreas feitas por drones ao longo de toda a programação. Tudo para que o espectador não perca um só detalhe do que acontecerá ao longo do arraial.

A Rádio Assembleia (96,9 FM) também está empenhada na transmissão do arraial aos ouvintes. Na quinta-feira (18), primeiro dia de programação, a emissora terá um programa especial, das 20h às 21h, apresentado pelos jornalistas Henrique Pereira e Leda Lima, abordando o início das atividades festivas. Os dias seguintes do arraial também terão a transmissão da rádio com reportagens, entrevistas e cobertura ao vivo.

Telão para assistir a Copa

Na sexta-feira (19), quem comparecer ao Arraial da Assembleia não vai perder as emoções da Copa do Mundo. Enquanto a apresentação da noite estiver no palco, o público também terá à disposição um telão onde será transmitida, a partir das 21h30, a partida entre Brasil e Haiti.

O subdiretor de Rádio e TV, Gregório Dantas, destacou que o empenho da equipe é um reflexo da grandiosidade do São João. “Estamos preparando diversas matérias especiais, não só sobre a transmissão do Arraial da Assembleia, mas também sobre a festa do São João no Maranhão, que é a maior festa do estado do Maranhão, a festa popular mais característica”, disse.

Ele ressaltou ainda que as equipes estão mobilizadas desde o mês de maio para levar ao público tudo sobre o São João do Maranhão. “Nós estamos produzindo matérias desde o começo de maio sobre o São João. Sabemos que o Governo do Estado está promovendo o que chamamos de maior São João do mundo. Por conta do tempo, o São João começou no início de maio e vai até o fim de julho. Então, estamos fazendo matérias sobre todos os aspectos relacionados a essa festa popular, tanto no aspecto cultural quanto de indumentária, músicas, personagens e eventos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado, além dos arraiais espalhados pela ilha de São Luís”, pontuou.

De acordo com o coordenador de Jornalismo da TV Assembleia, Ronald Segundo, toda a estrutura para a cobertura do Arraial da Assembleia está sendo organizada com dedicação e responsabilidade para garantir que a população acompanhe de perto cada detalhe da programação. “Tudo está sendo preparado com muito carinho e responsabilidade para levar o melhor da cultura popular, direto do estacionamento da Assembleia Legislativa aos lares da população”, afirmou.

Segundo destacou, ainda, que o evento já se consolidou como uma das principais vitrines da cultura popular maranhense e que, por isso, a cobertura do Complexo de Comunicação da Casa será intensa durante as quatro noites de programação. “Todos os profissionais do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa, da rádio, da TV, do site e das redes sociais estão trabalhando nessa operação, que é sempre muito esperada por todos nós”, ressaltou.

Redes Sociais

Quem acompanha as redes sociais da Assembleia também terá uma cobertura total do arraial. As páginas no Instagram, Facebook e Twitter serão alimentadas em tempo real com todos os detalhes das apresentações. Além disso, o YouTube da Assembleia fará a transmissão ao vivo das apresentações, ampliando ainda mais o alcance do evento.

“A expectativa para a cobertura do Arraial da Assembleia é muito positiva. Nós preparamos uma estratégia especial para levar toda a energia e a riqueza da nossa cultura popular para o público, em tempo real e com uma linguagem dinâmica. A ideia é fazer com que as pessoas acompanhem cada detalhe, estejam elas presentes no evento ou não”, pontuou Annyere Pereira, coordenadora de Redes Sociais.

Cada plataforma, em sua especificidade, será utilizada para levar todos os detalhes do Arraial da Assembleia. “Vamos produzir conteúdos para Instagram, Facebook e Twitter, com registros dos bastidores, apresentações, entrevistas e os momentos mais marcantes da programação, permitindo que mais pessoas celebrem conosco essa grande festa da cultura popular maranhense”, complementou.

Agência de Notícias

A Agência de Notícias da Assembleia está empenhada em levar informação de forma ágil, completa e, principalmente, humanizada, com reportagens especiais sobre toda a estrutura e programação do arraial, contribuindo diretamente para aproximar ainda mais o público desse evento tão importante para a cultura popular maranhense.

“Nossa proposta vai além de mostrar a estrutura e as apresentações culturais. Queremos contar as histórias por trás dessa grande festa, humanizando as reportagens com os depoimentos de quem faz e vive essa tradição, como artistas, brincantes e o próprio público. A expectativa é traduzir, em cada conteúdo, a essência e a força da cultura popular maranhense”, destacou Ellen Serra, coordenadora de Mídias Integradas.