terça-feira, 23 de setembro de 2025

SEDEPE PARTICIPA DO I CONGRESSO BRASILEIRO DE MINAS E ENERGIA, EM BRASÍLIA.






Mais do que participar do I Congresso Brasileiro de Minas e Energia, em Brasília (DF), a SEDEPE obteve para o Maranhão o Reconhecimento das Boas Práticas do Setor.


O destaque maranhense, entre os 14 projetos selecionados do Brasil, foi o projeto de Biorrefinaria de Etanol 2G de Bambu, que deverá ser implantado na ZPE-MA, após aprovação do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação.


O projeto foi concebido pela empresa 4Wood Biotech - com apresentação à SEDEPE - que adota uma tecnologia bioquímica inédita nas Américas, transformando as fibras do bambu em etanol de 2a geração e outros co-produtos (ácido acético, furfural e lignina de alta pureza, isenta de enxofre). A biorrefinaria age em um processo de aproveitamento integral da biomassa do bambu, sem resíduos ou desperdício, seguindo um modelo completo de economia circular.


Promovido pelo Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSME), em parceria com o Centro de Estudos de Energia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Energia), o Congresso valoriza iniciativas que contribuem para a geração de energia e para a mineração, de acordo com os princípios da sustentabilidade e da inclusão social.


Apenas 5 estados do Nordeste tiveram projetos selecionados, priorizados pelos critérios de transição, planejamento e segurança energética em desenvolvimento. O secretário em exercício, José Domingues Neto e o superintendente de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fraga Araújo, representaram o estado no entrega dos troféus durante o evento, que prossegue até esta terça-feira (23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiserem deixar comentários, adorarei!
Sou democrática e estou preparada para receber críticas considerações e sugestões.