terça-feira, 4 de novembro de 2025

Deputados destacam ações do governo em diversas regiões do Maranhão

 


Fred Maia, Júnior Cascaria e Daniella destacaram a sensibilidade do gestor e iniciativas em áreas de infraestrutura, combate à criminalidade e social

A sessão plenária desta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa foi marcada por falas de deputados destacando ações do governo do Estado em diversas regiões do Maranhão.

“Onde você for, não tem uma cidade no Maranhão que não tenha a obra do Governo do Estado e, diga-se de passagem, obras de grande relevância que mudam a característica, principalmente da qualidade social das pessoas, levando mais dignidade e respeito”, afirmou Fred Maia (PDT).

Ao parabenizar o governador Carlos Brandão, o parlamentar ressaltou a sensibilidade do gestor e o trabalho do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, em atender às demandas dos municípios. “Dá todo esse apoio, atendendo os prefeitos para que essas obras sejam cada vez mais ágeis”, afirmou.

O deputado Fred Maia também elogiou serviços como o da estrada que vai ligar Urbano Santos a Barreirinhas. “Vai trazer dignidade para todo aquele povo e vai ligar a região central do Maranhão, a região sul do Maranhão, o Médio Mearim todo com o Apolo turístico de Barreirinhas, onde as pessoas vão poder fazer o turismo, gerar emprego”, observou.

Investimento na malha viária
Júnior Cascaria (Podemos) destacou o trabalho que vem sendo realizado por Carlos Brandão no estado, ressaltando o investimento na malha viária.

“Hoje, ele vem priorizando tanto as MAs como as vicinais”, disse.

O parlamentar também assinalou ações do governo no combate à criminalidade. “Unificaram na hora certa e correram para a rua na hora certa para dar mais paz e mais tranquilidade ao nosso povo, que muito precisa”, disse.

Auxílio
Na mesma linha, a deputada Daniella (PSB) abordou a importância da proposição que institui o Projeto Órfãos do Feminicídio, já encaminhado pelo governador Carlos Brandão à Assembleia Legislativa.

“Um projeto que assegura mais direitos para as nossas crianças e adolescentes que são vítimas também desse bárbaro crime que acomete mulheres”, atestou, ressaltando a parceria do Ministério Público na ação.

A parlamentar pediu apoio dos colegas e urgência na votação do projeto. “Quem precisa do auxílio, quem precisa do suporte não só financeiro, mas também todo o suporte social, psicossocial, não pode esperar”, ressaltou.

PEC da Igualdade Racial é debatida entre o Governo do Estado e comitiva de deputados federais

 


O governador Carlos Brandão recebeu, na terça-feira (4), uma comitiva de deputados federais do PT, PCdoB e PSOL no Palácio dos Leões. O grupo, liderado pelo maranhense Josivaldo JP, esteve em São Luís para participar de uma audiência pública sobre a PEC 27/2024, que propõe a criação do Fundo Nacional de Reparação Econômica e Promoção da Igualdade Racial.

Entre os parlamentares presentes estavam Orlando Silva (SP), Benedita da Silva (RJ) e Talíria Petrone (RJ). A secretária de Estado da Igualdade Racial, Célia Salazar, também acompanhou o encontro, assim como representantes dos movimentos da população negra e quilombola do estado.

Durante a reunião, o governador Carlos Brandão destacou a importância da PEC 27/2024. “Essa é uma iniciativa importante para garantir mobilidade social, justiça e reparação econômica à população preta e parda do nosso país. No Maranhão, já temos iniciativas relevantes que buscam promover essa reparação, mas é preciso articular essas políticas em nível nacional para que sejam fortalecidas e ampliadas”, afirmou.

A deputada Benedita da Silva, que presidiu a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Maranhão, fez uma avaliação positiva da conversa com o governador. “Tivemos uma devolutiva muito positiva da maior autoridade do estado, que é o governador Carlos Brandão. Ele nos apresentou ações que o governo vem executando em benefício da população negra, como a titulação de terras de comunidades quilombolas, e também se comprometeu a conversar com a bancada maranhense no Congresso para que possamos alcançar os 308 votos necessários à aprovação da PEC nos dois turnos de votação”, disse.

O deputado federal Josivaldo JP afirmou que a articulação política em favor da PEC 27/2024 junto ao governador é fundamental para avançar nas políticas voltadas à população negra no Maranhão. “A gente precisa reparar a desigualdade racial no Brasil e o Maranhão, como um dos estados com maior população negra, precisa estar no centro dessa discussão. Por isso, articular a mobilização da bancada junto ao Governo do Estado é fundamental, visto que esta PEC não é uma proposta de governos, mas uma demanda de todo o povo preto do Brasil”, declarou.

PEC 27/2024

A PEC 27 propõe alterar a Constituição Federal para incluir um novo capítulo, “Da Promoção da Igualdade Racial”, com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social da população negra (pretos e pardos) no Brasil.

Se aprovada, a PEC instituirá o Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial (FNREPIR), de natureza constitucional, destinado a financiar políticas públicas de educação, cultura, economia, empreendedorismo e inclusão da população negra.

A PEC 27/2024 foi debatida em audiência pública que integrou o seminário “Liberdade econômica para todos: Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial (FNREPIR) como Instrumento de Mobilidade Social e Reparação Econômica da População Preta e Parda”, realizado na Assembleia Legislativa, em São Luís.

Deputadas destacam protagonismo feminino reforçado pelo seminário ‘Mais Mulheres na Política’


Parlamentares Ana do Gás e Daniella destacaram a importância do evento, realizado nesta segunda-feira, na sede do Parlamento Estadual

Na sessão plenária desta terça-feira (4), as deputadas Ana do Gás (PCdoB) e Daniella (PSB) destacaram a importância do seminário ‘Mais Mulheres na Política’, realizado na sede do Parlamento Estadual. O evento teve como ponto alto a palestra da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, referência nacional na defesa dos direitos das mulheres e no fortalecimento da democracia.

Durante o pronunciamento, as parlamentares ressaltaram os avanços e as conquistas alcançadas ao longo dos anos, lembrando que o Parlamento Maranhense conta atualmente com 13 deputadas estaduais, a maior bancada feminina da história da Casa, que é um marco na luta por maior representatividade política.

Para a deputada Ana do Gás, o seminário reforçou o papel transformador das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“Um encontro que reforça a força, a coragem e o protagonismo das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e representativa. Tivemos a honra de ouvir a ministra Cármen Lúcia, uma grande inspiração para todas nós que acreditamos na política como instrumento de transformação e igualdade. Cada fala foi um convite à reflexão e à ação. Seguimos juntas, abrindo caminhos e ocupando espaços que também são nossos por direito”, afirmou.

Diálogo

A deputada Daniella também ressaltou a importância do evento como espaço de diálogo e fortalecimento da presença feminina na política.

“Um espaço de diálogo, força e inspiração, porque quando as mulheres ocupam lugares de decisão, toda a sociedade avança. Cada passo que damos abre caminho para outras mulheres caminharem também. E é assim que seguimos: avançando, inspirando e transformando”, destacou.

Por fim, as deputadas afirmaram que a presença expressiva de lideranças femininas e o engajamento das parlamentares maranhenses reforçam que a representatividade feminina não é apenas uma conquista, mas um caminho que segue em construção, feito com união, coragem e propósito.

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Ministra Carmem Lúcia participa do seminário ‘Mais Mulheres na Política’ na Alema

 


Evento faz parte da campanha de mobilização nacional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), articulada pela bancada feminina da Câmara e do Senado Federal

A Assembleia Legislativa do Maranhão sediou, nesta segunda-feira (3), no auditório Fernando Falcão, a segunda edição do seminário ‘Mais Mulheres na Política’, com a participação da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. Na ocasião, a magistrada proferiu a palestra magna do evento, que contou ainda com a presença da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), do governador Carlos Brandão, da senadora Eliziane Gama (PSD), além de deputados e outras autoridades.

Participaram também do ato membros do Executivo e Legislativo de diversos municípios maranhenses, representantes de movimentos feministas e lideranças da política no estado.

A realização do seminário faz parte da campanha de mobilização nacional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), articulada pela bancada feminina da Câmara e do Senado Federal. No Maranhão, o seminário foi organizado pela ‘Frente Maranhense Mais Mulheres na Política’ e pela senadora Eliziane Gama.

Na pauta, discussões com o objetivo de fortalecer o debate sobre a ampliação da participação feminina nos espaços de poder, bem como o combate à violência política de gênero e o fortalecimento da representatividade das mulheres nas esferas decisórias.

Presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, recebe a ministra Cármem Lúcia, no seminário ‘Mais Mulheres na Política’

Espaços de Poder

Sobre a participação feminina na política, a presidente Iracema Vale destacou a importância de as mulheres ocuparem espaços de poder.  “A política é um espaço que todas nós temos o direito de ocupar e devemos fazê-lo, porque quando a mulher entra para a política ela traz um olhar diferente para as causas, principalmente daqueles que mais precisam”, disse a deputada Iracema Vale.

O governador Carlos Brandão destacou a atuação de mulheres na sociedade e em seu governo, mas frisou que ainda há muito a ser conquistado. “Eu sou defensor e entusiasta dessa causa. As mulheres, infelizmente, ainda ocupam pouco espaço tanto nas câmaras de vereadores, quanto na Assembleia Legislativa e no Judiciário. Portanto, a gente tem que incentivar essa participação. No nosso governo, por exemplo, tem mais de 20 mulheres que são secretárias e não só por serem mulheres, mas por serem preparadas” salientou o governador.

Em seu discurso, Carmén Lúcia destacou que a luta de cada mulher é um testemunho permanente de aprendizado sobre o que precisa ser feito para fortalecer a causa

Palestra Magna

O ponto alto do evento foi a palestra da ministra Cármen Lúcia, que falou sobre o tema “Vozes Femininas pela Democracia”. A fala da magistrada foi um dos momentos mais esperados da programação que iniciou pela manhã e incluiu painéis temáticos e debates.

Em seu discurso, Carmén Lúcia destacou as lutas das mulheres por mais espaço na sociedade. “A luta de cada uma é um testemunho permanente que nos faz aprender a cada dia mais sobre o que precisamos fazer para estarmos juntas e, com toda a sociedade brasileira, construir um Brasil muito melhor para todas as pessoas. Nós queremos um Brasil mais humano para todos nós”, destacou a ministra.

Cármen Lúcia lembrou que, embora o Brasil tenha a maioria dos habitantes formada por mulheres, falta representatividade. “Nós somos uma população com quase 53% de mulheres. No entanto, somos um dos povos mais mal representados em termos de número de parlamentares, no congresso, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais”, lamentou a magistrada.

Programação

Além da palestra da ministra Cármem Lúcia, a programação do seminário contou ainda com as apresentações dos painéis ‘Mulheres na Política’ e ‘Mulheres nas Eleições’, realizados na parte da manhã. À tarde, ocorreu a palestra ‘Diálogo Institucional pela Representatividade das Mulheres’ e o painel ‘A Experiência do Fórum de Mulheres de Partidos Políticos no Maranhão e os Desafios para Superar a Sub-representação na Próxima Década’.

Representatividade

A senadora Eliziane Gama destacou a necessidade do ingresso de mais mulheres na política. “Ano que vem é ano eleitoral, e a gente precisa eleger mais deputadas federais, estaduais, ampliar a bancada feminina no Senado. Não é fácil, mas é uma luta absolutamente específica. Este evento teve um saldo muito positivo, com a presença de mulheres representativas tanto de São Luís quanto do interior do Estado. Isso demonstra o apreço que as mulheres têm pela luta para atingir igualdade entre homens e mulheres no Brasil”, enfatizou.

Brandão e Cármen Lúcia defendem mais mulheres na política em evento nacional em São Luís

 


O governador Carlos Brandão participou, nesta segunda-feira, 3, do II Seminário Mais Mulheres na Política, evento nacional de mobilização pela ampliação da representatividade feminina nos espaços de poder. A solenidade, realizada na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), reuniu a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além da senadora Eliziane Gama, organizadora da edição maranhense, e diversas lideranças políticas e sociais.

O seminário integra a campanha nacional do TSE, articulada pela bancada feminina da Câmara e do Senado Federal e, no Maranhão, promovido pela Frente Maranhense + Mulheres na Política. O encontro contou com painéis temáticos, debates e a conferência magna da ministra Cármen Lúcia, intitulada “Vozes Femininas pela Democracia”.

O governador Carlos Brandão destacou a importância de fortalecer a presença das mulheres na vida pública e ressaltou as ações concretas de seu governo na promoção da igualdade de gênero. “É muito importante discutir e ampliar a participação das mulheres na vida política. Eu sou um entusiasta dessa causa, pois ainda há muito pouco espaço conquistado por elas”, afirmou o governador.

Brandão lembrou que o Governo do Maranhão tem mais de 20 mulheres à frente de secretarias de Estado e citou avanços inéditos em cargos de liderança no Judiciário e nas forças de segurança. “Tivemos a honra de nomear uma mulher para o Tribunal de Contas do Estado, depois de 88 anos da instituição. Nomeamos também uma desembargadora do Tribunal de Justiça e uma mulher como oficial de patente elevada do Corpo de Bombeiros”, ressaltou.

O governador também observou que o Estado vive um momento histórico com a primeira presidente mulher da Assembleia Legislativa, eleita com seu apoio. “A presidente da Assembleia, Iracema Vale, é uma mulher talentosa, equilibrada, que promove harmonia entre os poderes. Depois de 198 anos, era merecido termos uma mulher nesta posição”, afirmou Brandão.

Ao prestigiar o seminário, o governador Carlos Brandão demonstra como o Maranhão tem avançado com políticas públicas voltadas à inclusão, igualdade de oportunidades e valorização das mulheres em diferentes setores da administração pública.

A ministra Cármen Lúcia pontuou a presença feminina como força transformadora da política brasileira. “Nós não queremos outro país, queremos apenas um outro Brasil, mais humano, mais solidário e melhor para todos nós. Um Brasil em que cada cidadão e cada cidadã ajude a construir uma sociedade de iguais, conforme os direitos fundamentais da Constituição de 1988”, declarou a ministra.

Cármen Lúcia foi recebida com homenagens e presentes que representam a cultura e os sabores do Maranhão, entre eles, um presente entregue pessoalmente pelo governador Carlos Brandão, em gesto simbólico de reconhecimento à trajetória da ministra.

Idealizadora da edição maranhense do seminário, a senadora Eliziane Gama comemorou o sucesso do evento e a grande adesão do público.

Foi um evento lindo, com milhares de pessoas participando, muito acima das nossas expectativas. A ministra Cármen Lúcia é uma inspiração brasileira e veio ao Maranhão reafirmar que defende mais mulheres na política. Esse é o grande recado. Precisamos eleger mais deputadas federais, estaduais, ampliar a bancada feminina e dobrar os percentuais de representação. É uma luta árdua, mas absolutamente possível”, declarou a senadora.

sábado, 1 de novembro de 2025

Iracema Vale visita Roseana Sarney com aliados em apoio ao tratamento contra câncer de mama

 


A deputada federal Roseana Sarney (MDB) recebeu a visita de importantes aliados políticos em sua residência no Maranhão.

Entre os visitantes estavam a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Iracema Vale, os deputados federais Hildo Rocha e Roberto Costa, além do advogado Kécio Rabelo.

Em vídeo publicado neste sábado, 1°, em suas redes sociais, Roseana apareceu emocionada e sorridente, expressando gratidão pela visita.

A parlamentar destacou que o encontro trouxe um “ânimo novo” em meio ao tratamento contra o câncer de mama, reforçando sua determinação em continuar lutando tanto pela política quanto pela própria saúde.

“Olá, pessoal. Hoje eu tive uma alegria muito grande. Olha só meus visitantes. Conversei muito com a Iracema, o Kécio, Hildo e Roberto. Foi muito bom, porque me deram um ânimo novo. E nós vamos lutar. Lutar pela política e lutar pela saúde. Olha, grande beijo pra todos. Tchau”, afirmou a ex-governadora durante o vídeo.

O encontro foi marcado por momentos de carinho, conversas e manifestações de solidariedade, evidenciando a importância do apoio de amigos e aliados neste período delicado.

Roseana reforçou que, apesar do tratamento, segue engajada em suas atividades políticas e na defesa de causas importantes para a população maranhense.