
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) marcou presença institucional no Seminário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-MA), realizado nos dias 16 e 17 de dezembro, em São Luís. O evento reuniu dirigentes municipais de educação, prefeitas, prefeitos e equipes técnicas para discutir temas estratégicos para o planejamento da educação pública em 2026, com foco na educação em tempo integral e na Base Nacional Comum Curricular(BNCC) Computacional.
O seminário foi promovido pela UNDIME Maranhão, entidade que mantém sua sede na própria FAMEM, reforçando a parceria histórica entre as duas instituições em defesa do fortalecimento da educação municipal e da gestão pública eficiente.
Durante a abertura, a presidente da UNDIME Maranhão e dirigente municipal de Educação de Açailândia, Karla Nascimento, destacou o caráter estratégico do encontro e o momento de escuta e planejamento coletivo.
“Este foi um ano muito difícil para todos, e esse momento é de acolher os dirigentes e discutir pautas essenciais para o planejamento da educação de 2026. Estamos trazendo a educação de tempo integral e a BNCC computacional, que são temas muito desafiadores para muitas gestões, com grandes especialistas para subsidiar a tomada de decisão. Também aproveitamos para enaltecer as redes maranhenses que se destacaram nacionalmente na oferta da educação de tempo integral”.
A prefeita de Arari, Maria Alves Muniz, ressaltou a importância da ampliação do tempo integral nas escolas como política pública estruturante.
“Eu sempre defendi a educação de tempo integral, onde o aluno tem a oportunidade de uma formação mais completa, com acompanhamento pedagógico, esporte e atividades que contribuem para o desenvolvimento integral. Sou a favor que esse modelo esteja presente em todas as escolas”.
O evento contou com a presença de prefeitas e prefeitos de diversos municípios maranhenses, entre eles: Maria Alves Muniz (Arari), Elcilene Pinheiro Pereira dos Santos (Conceição do Lago-Açu), Simone Vargas Carneiro de Lima (Esperantinópolis), Maria Domingas Gomes Cabral Santana (Mirador), Eudes da Silva Barros (Raposa), Adriano Machado de Freitas (São Vicente Ferrer), Francisco Cardoso Rodrigues (Tutóia), Didi Moita (Lago dos Rodrigues) e Iraque Cirino (Luís Domingues).
“FAMEM e UNDIME são duas instituições que se fortalecem cada vez mais. Nosso presidente Roberto Costa está de parabéns por avançar continuamente no fortalecimento institucional e do municipalismo. Quando a UNDIME caminha lado a lado com a FAMEM, prefeitos e secretários constroem juntos ações e boas práticas para desenvolver uma educação forte, como a escola de tempo integral, que garante qualidade, alimentação, amparo social e cria vínculo da criança com a escola”.
A FAMEM reafirma seu compromisso com o fortalecimento da educação municipal, apoiando iniciativas que promovem planejamento, qualificação da gestão e políticas públicas capazes de transformar a realidade dos municípios maranhenses, sempre em parceria com instituições que compartilham da mesma missão de desenvolvimento e inclusão social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se quiserem deixar comentários, adorarei!
Sou democrática e estou preparada para receber críticas considerações e sugestões.