terça-feira, 23 de junho de 2026

Assembleia Legislativa do Maranhão homenageia Terezinha Buzar e Rafael Leitão

 


Homenagens são de autoria da deputada estadual Dra. Helena Duailibe

A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, nesta terça-feira (23), no Plenário Nagib Haickel, em sessão solene, a Medalha do Mérito Legislativo Maria Aragão à primeira-dama de Codó, empresária Terezinha de Maria Buzar de Oliveira, e a Medalha do Mérito Legislativo José Ribamar de Oliveira “Canhoteiro” ao enxadrista maranhense Rafael Duailibe Leitão.

As homenagens são de autoria da deputada estadual Dra. Helena Duailibe (Republicanos) e foram oficializadas por meio das Resoluções Legislativas 1.500/2026 e 1.519/2026, respectivamente.

O ato solene foi comandado, alternadamente, pelos deputados Francisco Nagib (MDB) e Helena Duailibe, e contou com a presença de autoridades, convidados, amigos e familiares dos homenageados.

Terezinha de Maria Buzar de Oliveira agradeceu pela homenagem durante discurso

A presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (MDB), fez questão de prestigiar o evento parabenizando os homenageados e ressaltando que ambos são exemplos a serem seguidos.

Compuseram a mesa de honra da cerimônia, além dos deputados Francisco Nagib e Helena Duailibe, o secretário de Estado de Políticas para as Comunidades do Maranhão (SEC),  Fabiano Furtado; a primeira-dama de Codó e mãe do deputado Francisco Nagib, Terezinha de Maria Buzar de Oliveira; o prefeito de Codó e esposo da homenageada, Francisco Carlos de Oliveira (PT), conhecido por Chiquinho FC; o prefeito de Trizidela do Vale, Dr. Deibson Balé (PDT); o enxadrista Rafael Leitão; o vice-presidente da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio/MA), Manoel Barbosa; e o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), Francisco Wellington Pereira Caetano.

A Medalha Maria Aragão é destinada a personalidades e instituições que se destacam por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento social, à defesa dos direitos humanos, à democratização, ao meio ambiente e à justiça social.

Já a Medalha “Canhoteiro”, considerada a maior comenda esportiva do Estado, reconhece atletas, ex-atletas e profissionais que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento do esporte maranhense.

Rafael Leitão frisou que sua trajetória é resumida em muitos anos dedicados a representar o Maranhão no esporte de xadrez

Reconhecimento

A deputada Helena Duailibe saudou os homenageados destacando suas contribuições às causas sociais, ao empreendedorismo e ao esporte.

“Precisamos nos inspirar em exemplos que, realmente, modificam a vida das pessoas. Dona Terezinha é uma inspiração de solidariedade, de amor ao próximo e de mulher empreendedora. Já Rafael Leitão, desde pequeno, despontou como um grande talento no esporte de xadrez e se destacou em nível mundial. Precisamos fazer com que outros jovens se inspirem nos exemplos desses dois homenageados. Por isso, a Assembleia homenageia esses dois grandes e ilustres maranhenses”, afirmou.

O deputado Francisco Nagib, filho da homenageada, fez questão de ratificar o reconhecimento da Assembleia.

“Sou suspeito para falar por ser filho, no caso de dona Terezinha, mas reconheço que a Assembleia faz justiça quando homenageia esses dois grandes exemplos de maranhenses. Dona Terezinha é merecedora dessa honraria que leva o nome de Maria Aragão, mulher que simboliza o trabalho em favor dos mais vulneráveis, como minha mãe. E Rafael Leitão, no esporte de xadrez, que orgulha a todos nós pelos seus feitos”, frisou.

Helena Duailibe saudou os homenageados destacando suas contribuições às causas sociais, ao empreendedorismo e ao esporte

Agradecimentos

Os homenageados agradeceram a Assembleia Legislativa pela concessão das honrarias e que se sentiam orgulhosos pelo reconhecimento.

“Esta honraria muito me honra porque é o reconhecimento de um trabalho. Agradeço, em especial, à deputada Helena Duailibe e aos demais deputados. Estou muito feliz por receber essa homenagem. Sinto-me mais motivada ainda a continuar meu trabalho”, afirmou dona Terezinha.

“É um orgulho muito grande receber essa medalha que leva o nome de um dos maiores atletas que o Maranhão já teve. Estou muito contente. São muitos anos dedicados a representar o Maranhão no esporte de xadrez e, ainda, continuo. Fico muito feliz de receber esta homenagem do estado que eu tanto amo”, disse Rafael Leitão.

Deputado Francisco Nagib ratificou o reconhecimento da Assembleia às duas personalidades

Trajetórias

Natural de Codó, Terezinha Buzar construiu uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e pelo trabalho social. Participou da formação e expansão do Grupo FC Oliveira, um dos mais importantes conglomerados empresariais do Maranhão, e mantém forte atuação em ações voltadas à responsabilidade social.

Fundadora da Fundação FC Oliveira, desenvolve projetos de assistência a famílias em situação de vulnerabilidade, além de iniciativas ligadas ao reaproveitamento de materiais, artesanato e sustentabilidade.

Como primeira-dama de Codó, tem intensificado sua participação em programas de acolhimento e assistência às comunidades mais carentes.

Enxadrista

Já Rafael Duailibe Leitão, nascido em São Luís, é um dos maiores nomes do xadrez brasileiro. Grande Mestre Internacional pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e pela Federação Internacional de Xadrez por Correspondência (ICCF), é heptacampeão brasileiro e atual número um do país. Iniciou a carreira ainda na infância e tornou-se o mais jovem brasileiro a conquistar o título de Grande Mestre, aos 18 anos.

Único brasileiro bicampeão mundial de xadrez nas categorias de base da FIDE, Rafael representou o Brasil em nove edições das Olimpíadas de Xadrez e alcançou projeção internacional ao figurar entre os 16 melhores enxadristas do mundo em campeonato disputado em Nova Delhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiserem deixar comentários, adorarei!
Sou democrática e estou preparada para receber críticas considerações e sugestões.