domingo, 3 de agosto de 2025

Alema divulga nota em defesa da liberdade de expressão e da memória do jornalista Luís Cardoso

 

Alema divulga nota em defesa da liberdade de expressão e da memória do jornalista Luís Cardoso

A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) divulgou nota neste domingo, 3, em defesa da liberdade de expressão, da memória e da honra do jornalista e blogueiro Luís Cardoso, falecido em abril deste ano.

A manifestação ocorre após o nome de Cardoso ter sido citado em meio às investigações que levaram à prisão da influencer maranhense Tainá Sousa, em São Luís.

De acordo com a Polícia Civil, Tainá teria comemorado a morte de Luís Cardoso, numa conversa telefônica, proferindo a frase: “Um já foi, agora faltam os outros”.

A declaração, segundo os investigadores, reforçaria a suspeita da existência de uma suposta lista de pessoas ameaçadas de morte por denunciarem ou criticarem o esquema de divulgação de jogos de azar do qual ela seria parte.

Em posicionamento oficial, a Diretoria de Comunicação da Alema prestou solidariedade aos familiares do jornalista e repudiou qualquer forma de violência ou tentativa de intimidação à atividade da imprensa.

A nota também destacou a contribuição histórica de Luís Cardoso ao jornalismo maranhense. Sua carreira teve início em 1980, no jornal O Diário do Povo, e ele passou por diversos veículos de comunicação do estado ao longo das décadas. Nos últimos anos, consolidou-se como referência com um dos blogs mais influentes e respeitados do Maranhão.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA: 

“A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão se posiciona em defesa da liberdade de expressão, da honra e da memória do jornalista e blogueiro Luís Cardoso, que morreu em abril deste ano e, nesta semana, teve seu nome arrolado no caso que culminou na prisão da influencer digital maranhense Tainá Sousa, em São Luís.

Segundo investigação da polícia, Tainá Sousa teria comemorado a morte de Luís Cardoso, afirmando à época: “Um já foi, agora faltam os outros”. A fala da influencer presa reforçaria a existência de uma suposta lista de ameaçados de morte por denunciar o esquema criminoso ou por publicações com críticas a ela.

Ao tempo em que se solidariza com os familiares do jornalista, a Diretoria de Comunicação da Alema repudia qualquer forma de violência e tentativa de cerceamento da imprensa.

Também enaltece a trajetória de Luís Cardoso no jornalismo, que teve início em 1980, no jornal O Diário do Povo, e depois registrou passagens por diversos veículos da imprensa maranhense. Nos últimos anos, ele assinou um dos blogs mais prestigiados do Maranhão”.

JURACI FILHO (Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiserem deixar comentários, adorarei!
Sou democrática e estou preparada para receber críticas considerações e sugestões.