A solenidade contou com a presença do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e prefeito de Bacabal, Roberto Costa, e de mais de 50 prefeitos maranhenses, reafirmando o compromisso conjunto entre Estado e municípios com a educação, a segurança alimentar e o combate à evasão escolar.
Entre os gestores municipais presentes estavam: Nilton Ribeiro (Lagoa do Mato), Dr. Nilo (Senador Alexandre Costa), Amim Quemel (Carutapera), Zé Ricardo (Junco do Maranhão), Zé Martins (Bequimão), José Augusto (Milagres do Maranhão), Nivaldo Araújo (Alcântara), Didi Moita (Lago dos Rodrigues), Gilson Guerreiro (Grajaú), Kleber Tratorzão (São Domingos do Maranhão), Valter Azevedo (Sucupira do Riachão), Franklin (Bom Jesus das Selvas), Jailson Fausto (Lima Campos), Wallace (Icatu), Emanoel Ricardo (Tufilândia), Jones Braga (Nina Rodrigues), Enoque (Pastos Bons), Benjamim (Açailândia), Raimundo Zuca (Joselândia), Chico Carvalho (São Bernardo), Fogoió (Vitorino Freire), Fred Campos (Paço do Lumiar), Rildo Amaral (Imperatriz), Viriato Cardoso (Tutóia), Rigo Teles (Barra do Corda), Paraíba (Morros), Zezão (Governador Luiz Rocha), Danielly Trabusi (São Roberto), Jorge Vieira (Vila Nova dos Martírios), Professora Cici (Conceição do Lago Açu), Nato da Nordestina (Vitória do Mearim), Adilson do Guri (Bela Vista do Maranhão), Simplesmente Maria (Arari), Fechinha (Central do Maranhão), Valdenir (Olinda Nova do Maranhão), Dr. Caçula (Presidente Médici), Dr. Alexandre (São João dos Patos), Leandro Moura (Santo Amaro) e Danilo Moraes (Cedral). Estiveram presentes também representantes de outras prefeituras do Maranhão, a Secretaria de Educação, Jandira Dias e o Secretário Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.
A prefeita de Axixá, Roberta Barreto falou sobre a importância do programa e o impacto para o município.
“Esse evento é muito importante, porque atinge diretamente as nossas escolas que estavam realmente precisando de uma atenção melhor na questão da alimentação, e esse programa reforça isso, o que será fundamental para o nosso município”.
O Governador Carlos Brandão se dirigiu diretamente aos professores e alunos presentes, considerando ser estes os personagens mais importantes deste dia, denominado por ele, um dia histórico para a educação do Maranhão.
“A educação é a coisa mais importante para todos nós, é o caminho para o futuro, e por isso, estou dando a minha contribuição como governador e como uma pessoa que entende que esse programa vai mudar completamente a vida desses jovens.”
Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o programa fortalece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e assegura que todos os 247.180 alunos da rede estadual façam ao menos uma refeição por dia na escola, durante os 200 dias letivos do ano. O cardápio será adaptado de acordo com o turno de estudo: lanche e almoço para o turno matutino; almoço e lanche para o vespertino; e jantar para os alunos do turno noturno.
O prefeito de Icatu, Walace, reforçou a importância do programa para o estado.
“Estamos hoje aqui, com a presença do nosso governador municipalista, Carlos Brandão e também com nosso parceiro, presidente da FAMEM, Roberto Costa, que está fazendo a melhor administração dentro da nossa FAMEM. E esse evento referente à educação, o governo, com esse olhar sensível, está fazendo o que é necessário para a melhoria da nossa educação e bem-estar de nossos alunos”.
Além de atender aos estudantes do ensino fundamental e médio, o “Refeição de Verdade” contempla também alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da educação quilombola e de escolas com anexos.
O Prefeito de Morros, Paraíba, também se manifestou sobre a relevância do evento e seus desdobramentos para o munícipio e para todo o Estado.
“Esse é um evento muito importante para todo o Maranhão, principalmente, para a região do Munim, e para Morros, que tem uma grande extensão. Assim, nós precisamos desse apoio do governo para podermos resolver um gargalo que é a questão alimentar dos nossos alunos. O governador e nós, estamos com um olhar muito especial quando se fala de alimentação escolar”
O presidente da FAMEM destacou a importância do programa para os municípios. “A presença dos prefeitos aqui mostra como essa ação é estratégica. A alimentação escolar é uma das grandes ferramentas de permanência do aluno em sala de aula, uma grande revolução para a nossa educação e muito importante para cada gestor que vai iniciar o processo para receber esses recursos. O governo está fazendo sua parte com responsabilidade e sensibilidade social e um apoio direto aos prefeitos, porque assim, apoia a nossa população na base.” afirmou Roberto Costa.
Com foco na melhoria da aprendizagem, no estímulo a hábitos alimentares saudáveis e no fortalecimento das políticas de combate à fome, o programa representa um avanço na garantia de direitos e no apoio às famílias maranhenses.