O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Roberto Costa, participou nesta sexta-feira (22) da solenidade de entrega de cerca de 250 mil tablets a alunos da rede pública estadual de ensino. A iniciativa integra o eixo “Tô Conectado”, do macroprograma Educação de Verdade, e marca um momento inédito para a educação maranhense.
O ato, realizado no Estádio Castelão, em São Luís, foi conduzido pelo governador Carlos Brandão e reuniu estudantes, além de autoridades estaduais e federais, como representantes do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), Iracema Vale, secretários de Estado, entre outras autoridades.
Com investimento superior a R$ 275 milhões, o programa garante aos alunos do ensino médio tablets com acesso à internet de 20GB mensais, possibilitando contato direto com plataformas digitais de aprendizagem, livros, vídeos e aplicativos interativos. Os dispositivos não precisarão ser devolvidos ao término da vida escolar, reforçando o caráter de inclusão e continuidade educacional.

“O Tô Conectado consta da distribuição de tablets para todos os alunos do ensino médio do primeiro, do segundo e do terceiro ano. Não é empréstimo nem concessão, é doação. O aluno vai poder levar o equipamento para seguir estudando após concluir o ensino médio”, destacou o governador Brandão.
Na ocasião, também foi assinada a Medida Provisória que institui oficialmente o Programa Educação de Verdade, lançado no início deste mês. Além da entrega de tablets, a iniciativa prevê, em breve, a distribuição de Chromebooks aos professores, fortalecendo a conectividade dentro e fora das salas de aula.
O presidente da FAMEM, Roberto Costa, ressaltou a relevância da ação, classificando-a como um marco para a educação no estado.
“Estamos diante de um momento histórico para a educação do Maranhão. Esses equipamentos significam muito mais que tecnologia: são ferramentas de transformação, de acesso ao conhecimento e de preparação dos nossos jovens para novos desafios. É assim que se fortalece a educação, com investimento, oportunidade e inovação, dando oportunidade para o aluno viajar o mundo ”, afirmou o presidente e prefeito de Bacabal.
Para a FAMEM, a entrega dos tablets representa um passo decisivo na democratização do acesso à tecnologia e na redução das desigualdades educacionais entre os estudantes maranhenses. A entidade destaca que iniciativas como esta reforçam o compromisso do Governo do Estado em oferecer melhores condições de ensino, ampliando horizontes e oportunidades para toda a juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se quiserem deixar comentários, adorarei!
Sou democrática e estou preparada para receber críticas considerações e sugestões.