quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Presidente da FAMEM prestigia certificação do Bumba Meu Boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

 


O título foi concedido em dezembro de 2019, durante reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, realizada em Bogotá, na Colômbia. Agora, com a entrega do documento em território maranhense, o reconhecimento internacional foi celebrado com ainda mais emoção.

A solenidade contou com a presença da diretora da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, que fez a entrega oficial do certificado ao governador Carlos Brandão. Também participaram o secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Laudemar Aguiar, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, o secretário de Estado da Cultura, (Secma), Yuri Arruda, o secretário Extraordinário de Assuntos Municipalista, Orleans Brandão e o presidente da Fundação da Memória Republicana, Kécio Rabelo.

A festa começou na Casa das Minas, no bairro Madre Deus, de onde um vibrante cortejo de grupos de Bumba Meu Boi seguiu pela Rua São Pantaleão até a Capela de São Pedro, palco principal da celebração. A programação incluiu apresentações da Companhia Barrica e do cantor Betto Pereira, encerrando o evento em clima de alegria e pertencimento cultural.

Para Marlova Noleto, o reconhecimento vai além da festa:

“O Patrimônio Imaterial reconhece todos os aspectos da riqueza do Bumba Meu Boi: os religiosos, históricos, culturais, seus diferentes sotaques, mestres, mestras e brincantes. É uma grande alegria fazer esta entrega hoje em São Luís.”

O embaixador Laudemar Aguiar ressaltou que o título é fruto do trabalho conjunto entre governo brasileiro, governo maranhense e UNESCO, enquanto o presidente do Iphan destacou os investimentos federais superiores a R$ 60 milhões na preservação dos bens culturais no Maranhão.

Sexto bem brasileiro inscrito na lista da UNESCO, o Bumba Meu Boi se une a expressões como o Samba de Roda, o Frevo e a Roda de Capoeira. Mais do que um espetáculo, representa fé, história e identidade para milhares de brincantes, profundamente ligados ao culto aos santos juninos — São João, São Pedro, Santo Antônio e São Marçal.

Representando os municípios maranhenses, Roberto Costa destacou a relevância da conquista:

“Hoje é um momento muito importante para a cultura do Maranhão. É o reconhecimento da força cultural dos brincantes, formadores e fazedores de cultura. Este título é um ganho para todo o estado, pois levará nossa cultura para o mundo. Vamos continuar trabalhando juntos pelo fortalecimento da cultura e da história do Maranhão.”

O evento reafirmou o compromisso de todos com a preservação e valorização do Bumba Meu Boi, garantindo que sua magia e tradição sigam encantando gerações no Maranhão, no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiserem deixar comentários, adorarei!
Sou democrática e estou preparada para receber críticas considerações e sugestões.